Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Escolha Thin Clients para reduzir custos, mas invista na infra-estrutura

Os thin clients são dispositivos de acesso que não possuem disco rígido e que acessam um servidor central através de uma rede Ethernet convencional; possuindo em seu interior apenas memória e processador para rodar os aplicativos do usuário.

Atualmente, essas máquinas correspondem a 5% da fatia de mercado dos desktops corporativos, mas rapidamente devem atingir 10%, de acordo com projeções mundiais. Isso porque esses equipamentos oferecem muitas vantagens para o parque computacional de grandes empresas.

Em relação ao PC, o grande benefício é o gerenciamento centralizado, com máquinas simples e baratas nos terminais de usuários. Se o usuário necessitar de segurança extra, ele pode utilizar um cartão equipado com chip (Smart Card) para acessar o seu ambiente personalizado a partir de qualquer thin client conectado a rede. Estes equipamentos podem também contar com dispositivos biométricos para aqueles ambientes que necessitam de um nível de segurança mais elevado.

Uma vantagem deste tipo de arquitetura é a redução significativa de custos. Além do preço de aquisição ser menor, segundo o Grupo Gartner o custo de gerenciamento de um desktop é de aproximadamente US$ 4.000/ano, enquanto o custo de um terminal thin client é cerca de US$ 2.000/ano, ou seja, uma redução de 50% no custo total.

Outra vantagem é a economia no tempo de implementação da solução, já que a instalação é mais rápida e pode ser feita em minutos, uma vez que no thin client não é armazenada nenhuma informação do usuário, sendo todas estas armazenadas nos servidores da empresa. Sem nenhuma parte móvel e contando com um sistema operacional simples e otimizado, os thin clients são uma opção simples, porém de performance garantida para empresas.

Os ciclos de atualização do produto também são mais longos, podendo ser efetuados anos após a aquisição, uma vez que a maior parte da carga de processamento fica reservada aos servidores da rede.

Mas, além de todos esses benefícios, o que as empresas que adotam a solução de thin clients mais levam em conta é a questão da segurança. Por causa de brechas em seu sistema, recentemente uma grande empresa japonesa trocou todos os seus desktops (16 mil) por thin clients.

Os arquivos desses tipos de terminal são protegidos contra gravação, o que evita a contaminação de vírus e worms. Se houver algum problema no sistema, o usuário pode simplesmente reinicializar a máquina para que ela volte ao seu estado original.

Por ser baseada em sistemas centralizados, com servidores suportando os clientes ligados em rede, a empresa que optar por essa alternativa deve investir em uma infra-estrutura mais otimizada e que responda rapidamente às mudanças dos negócios.

A arquitetura desta infra-estrutura é um ponto que merece atenção. O usuário tem liberdade para escolher com quais fornecedores deseja trabalhar, porém não são todas as soluções do mercado que são otimizadas para trabalhar neste tipo de arquitetura. O ideal é escolher empresas que possam oferecer a solução completa de ponta a ponta, pois esta é uma garantia de que todos os sistemas se interconectarão da forma mais rápida e eficiente possível.

É importante também preocupar-se em, sempre que possível, adotar arquiteturas abertas, para permitir uma maior proteção do investimento contra tecnologias proprietárias que futuramente possam limitar a expansibilidade do sistema. Além disso, alguns fabricantes estão prontos para oferecer sistemas redundantes capacitados para operar em regime 24x7 sem interrupções, e desenhados também para economia de energia e refrigeração eficiente. Gerenciamento remoto é outra grande preocupação a ser levada em conta, pois permite diminuir a interferência humana no gerenciamento dos sistemas. Com um projeto consolidado e adaptável, o ambiente de TI pode ser comandado remotamente por meio de um conjunto de soluções de virtualização e automação que irão garantir um custo baixo de operação e um nível mais elevado de segurança no sistema da empresa.

.Por: Luis Albuquerque, gerente de produto da HP Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira