Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2008 - 08:43

Pólo Praça XV homenageia o Brasil em festa gastronômica


Pátria Amada – Festa da Culinária Brasileira acontece entre os dias 12 e 20 de setembro e reúne 17 restaurantes.

Para reverenciar o Dia da Independência, festejado no último dia 7 de setembro, o Pólo Praça XV resolveu prestar uma homenagem antropofágica ao Brasil, promovendo um grande evento gastronômico denominado Pátria Amada – Festa da Culinária Brasileira, que começa nesta sexta-feira, dia 12 e vai até o próximo dia 20. Durante o período, será possível experimentar, nos 17 restaurantes participantes, pratos inspirados na nossa gente e em uma pátria de todas as cores e de todos os sabores.

Pelas mãos habilidosas dos chefs a brasilidade continua sendo uma fonte inesgotável de inspiração. Das cores, aos evocativos de independência, passando pelas rendições diplomáticas da culinária internacional local, temos Brasil em tudo. O amarelo aparece com toda força em diferentes sabores, como no sofisticado Bobó de camarão com arroz e acaçá (28,60), servido no Rancho Inn ou no prato similiar, porém bem mais baiano na puxada do dendê, do Al Farabi, que é servido com salada brazuca, feita com rúcula e fatias de manga (36,00 para duas pessoas ou 22,00, para uma). Já no restaurante 1881, o amarelo foi parar no arroz, em uma alusão ao sol. Servido com canapé de banana da terra, creme de queijo temperado com ervas especiais e geléia de pimenta, o Sol de Primavera sai por 42,00. Já o verde está bem representado no prato Cores do Brasil, tangiatelle fresco verde com peito de frango grelhado ao curry (32,00), da Brasserie Rosário. O Bistrô dos Correios vem com verde-amarelo no Menu da Independência (38,00). A entrada é a terrine de queijo minas com salada de folhas; o prato principal, cherne ao molho de manga com risoto de aspargos verdes; e a sobremesa um doce de abóbora. O Frango Brasil, do Mercado 32, é cortado em cubos refogado e envolto em flores de couve plancheada, purê de batata e arroz (22,00).

Para mostrar que somos pátria muito antes de sermos independentes de Portugal, o Atrium preferiu ficar com seu Brasil Imperial, tornedor recheado com queijo brie servido com molho de pimenta do reino e purê de batata (48,00). Foi o que também fez o Imperial Café com seu Bacalhau à Imperial feito com bacalhau do Porto, legumes, verduras, ovos cozidos, azeite puro e vinho do Porto (22,00). O Casual Retrô fez questão de ratificar a importância da corte e resolveu argumentar com o Coelho à moda da Coroa Imperial, feito com cebola, tomate pelado, alho, azeite, vinho tinto e salsa (49,00).

O regionalismo, marca forte de nossa alma multifacetada, está mais do que explorado no Escondidinho de carne seca com catupiry, do The Line, onde o buffet custa R$ 26,90, o quilo. O Pato ao Tucupi do Bon Profit pode ser servido com outros ingredientes do buffet (21,60 o quilo). O Brasil Gerais, feito com posta de namorado, alface champignon na manteiga e arroz com passas ou castanhas (25,90), é a boa pedida do restaurante Gerais Grill. A culinária estrangeira também fez questão de declarar sua paixão pela nossa terra. O Manita Sushi batizou seu prato de Brasil-Japão para lembrar o centenário da imigração japonesa e o temaki, que é servido como entrada, e o combinado, como prato principal, vêm decorados com frutas e verduras nacionais (30,00). O La Sagrada Família abrasileirou de vez com o seu Gnocci de batata com rabada desossada e agrião desmaiado (28,50). O Al Khayam, especializado em comida árabe, apresenta Costela de cordeiro acompanhada de salada, arroz, damasco e lentilhas (56,00 inteiro e 32,00 meia).

O prato do Albamar é evocativo, feito com posta de badejo grelhada com batatas cozidas, molho de alcaparras e brócolis com rodelas de laranja (49,00) chama-se Força Brasil. Com isso, faltava apenas o memorável brado da independência. O Mezzogiorno evocou D. Pedro I com o seu Talharim da Independência temperado com camarão, abobrinha e berinjelas em cubos (30,00). Foi então que o Antigamente preparou seu menu à base de filé mignon grelhado, arroz de açafrão, brócolis mexidos na manteiga e molho de raiz forte (25,90) e resumiu com bravio: Independência ou Raiz Forte! | Foto: Prato da Brasserie Rosário, criado pelo chef Frederic Monnier - Tangiatelle fresco verde com peito de frango grelhado ao curry.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira