Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2008 - 08:44

Campanhas da Golden Plus alertam sobre vantagens da lâmpada fluorescente

Presente em 27% dos lares brasileiros, o produto é um grande aliado do consumidor para reduzir os gastos com energia, além de ajudar no combate ao aquecimento global.

São Paulo - Preocupada em desenvolver ações que orientem a comunidade sobre o uso racional de energia, a empresa de iluminação Golden Plus lança duas campanhas: a distribuição do Manual de Compra das Lâmpadas Fluorescentes Compactas, que orienta o consumidor sobre as vantagens do consumo de fluorescentes, e o projeto social Lâmpadas do Bem, voltado para conscientização de crianças e educadores quanto à importância da adoção das compactas e seus benefícios para o meio ambiente.

Mais eficientes em termos de energia, as lâmpadas fluorescentes compactas tornaram-se mais populares com a crise energética de 2001. Embora estejam presentes em apenas 27% dos lares brasileiros, número este que teve um aumento médio anual de 20% nos últimos quatro anos, o índice atual ainda está muito abaixo das incandescentes de 60W, usadas em aproximadamente 37,1%, segundo a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), entidade que reúne empresas importadoras.

Enquanto o mundo inteiro está banindo o uso das incandescentes, no Brasil o Procel atesta em sua última pesquisa de Avaliação do Mercado de Eficiência Energética que 76,6% dos usuários residenciais sequer sabem como economizar energia elétrica mensalmente através da compra de produtos eficientes. Segundo a entidade, o país é o 10º maior consumidor mundial do insumo, mas as lâmpadas não lideram as despesas com energia numa residência, onde são responsáveis por 14% do consumo de energia elétrica e só perdem para o chuveiro, a geladeira e ar condicionado. “Mas, se elas apresentam um consumo superior ao da TV, som e ferro elétrico, sendo o terceiro item que mais gasta energia na maioria dos lares, toda iniciativa para reduzir o desperdício de eletricidade ligada à iluminação precisa ser levada em consideração”, avalia o diretor comercial da Golden Plus, Ricardo Cricci.

Se cada brasileiro substituísse uma de suas lâmpadas pela fluorescente compacta, ele teria uma economia anual de aproximadamente R$ 25 na conta de energia elétrica, considerando um uso médio diário de quatro horas ao custo de R$ 0,40 por kWh. Já que oferecem cerca de cinco vezes mais lumens e iluminam tanto quanto as incandescentes de potência equivalente, é possível utilizar uma lâmpada fluorescente compacta de 15W no lugar de uma incandescente de 60W para obter a mesma quantidade de luz e uma durabilidade oito vezes maior. Além disso, com uma lâmpada de menor potência o consumo de energia cai até cinco vezes, o que representa menor gasto na conta de luz com o mesmo fluxo luminoso.

Atualmente, o maior mercado consumidor de lâmpadas fluorescentes compactas está na região Sul do país, que é responsável pelo consumo 5,31 unidades desse produto por domicílio. De acordo com um levantamento feito pela Abilumi, os cômodos que mais utilizam fluorescentes são cozinha, garagem, área de serviço e salas de estar, jantar e TV.

Apesar da preocupação com a economia de energia e o crescente consumo de lâmpadas eficientes, como as fluorescentes compactas, a classe residencial pode contribuir ainda mais com a eficiência energética. Segundo um estudo da Coppe/UFRJ, a pedido da Eletrobrás e do Procel, nas residências há um potencial de redução de gasto com energia em aproximadamente 15%. Já uma pesquisa do Banco Mundial alerta que, se não forem adotados hábitos de utilização eficiente da energia, o consumo energético no país deve dobrar até 2030, acelerando as conseqüências para o meio ambiente.

Com suas ações de orientação à comunidade, a Golden Plus vem fazendo sua parte em prol da sustentabilidade. A empresa também atenta para a compra de lâmpadas que contenham a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), bem como o selo do Procel e do Inmetro. Isso assegura a qualidade e a eficiência energética do produto.

“A substituição das incandescentes pelas fluorescentes é inevitável. E agora que as contas estão apresentadas, todos têm bons motivos para fazer a troca, já que as compactas auxiliam no combate ao aquecimento global, trazem economia no bolso do consumidor, têm maior durabilidade e racionalizam os investimentos em hidrelétricas”, finaliza Cricci.

Perfil da Golden Plus - A Golden Plus é uma empresa especializada em iluminação pública, decorativa e de uso doméstico. Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a companhia atua no mercado brasileiro há 18 anos. Com unidades fabris pelo mundo e uma ampla rede de distribuidores pelo país, destaca-se pela sua linha de produtos voltados para a conservação de energia. | Telefone (11) 2122-6696 / www.goldenplus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira