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13/09/2008 - 08:49

E-learning facilita democratização do acesso ao ensino

Micros e pequenas empresas investem em soluções tecnológicas para um mercado que, em 2007, concentrou cerca de R$ 59,3 milhões em investimentos. Cursos a distância começam a tomar conta também dos programas de pós.

São Paulo, 11 de setembro de 2008 - Entre os dias 14 e 17, será realizado o 14º Congresso Internacional de Educação a Distância. O evento acontece em Santos (SP) e reunirá pesquisadores, acadêmicos, além de empresas fornecedoras de novas tecnologias na área que participarão dos debates em torno do tema central "Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem".

Segundo a última edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (abraEAD 2007), um em cada 80 brasileiros freqüentou tal modalidade de curso em 2006, incluindo programas credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e de treinamento e capacitação corporativos. Conforme aponta o anuário, cerca de R$ 59,3 milhões foram investidos no e-learning em 2007 por empresas de micro, pequeno, médio e grande portes.

A Mamute Mídia, empresa nascida no Cietec-USP, maior incubadora da América Latina, firmou parceria com a Escola de Altos Estudos da Capes, por intermédio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal "Edmond e Lily Safra", para o primeiro programa de pós-graduação em estudos neurocientíficos, transmitido via internet, em tempo real. O acordo de cooperação marcou também o lançamento para o mercado da solução ZM4.

A iniciativa pioneira possibilitou, durante dois meses, a interação entre estudantes não-presenciais e palestrantes internacionais, democratizando o acesso às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Instituto com sede na longínqua Macaíba (RN), capitaneado pelo renomado neurologista e pesquisador Miguel Nicolelis.

Segundo Gian Zelada, proprietário da Mamute Mídia, o mercado de e-learning, focado em soluções para ensino a distância, apresenta boas perspectivas de negócios. Com clientes como Bovespa, Folha de São Paulo, Embraer, Avon, Columbia Pictures, Comgás e Souza Cruz, a empresa fechou 2007 com um crescimento de 120% em relação a seu faturamento. A expectativa para este ano é ampliar em 40% o volume de vendas de seus produtos e serviços.

"Não podemos mais prescindir do e-learning como instrumento de democratização e universalização do acesso à cultura e ao conhecimento. Isso também exige que o processo de aprendizagem esteja estritamente direcionado às reais necessidades do indivíduo. Caso contrário, a assimilação do conteúdo torna-se maçante, sem estímulos. Com a queda das barreiras e das distâncias temos inúmeras oportunidades a serem exploradas, daí o grande nicho de mercado", destaca.

Para Marcelo Carvalho, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, a solução em e-learning oferecida pela Mamute serve como portal para o acesso de interessados de qualquer parte do Mundo às aulas. Como o número de vagas da Escola de Altos Estudos é limitado, a alternativa encontrada para que mais alunos de pós tivessem acesso aos conhecimentos transmitidos pelos especialistas foi a utilização dos recursos de teleconferência, em tempo real, pela internet.

"Sem dúvida, o debate sobre o potencial de difusão do conhecimento através do ensino não presencial tem se ampliado bastante. No contexto específico da pós-graduação, esse pode ser um instrumento eficiente para ampliar o acesso dos estudantes a cursos antes circunscritos a uma dada instituição de ensino. Com uso dele, é possível transformá-lo em um evento sem fronteiras e com impacto na neurociência do país e do mundo. Do ponto de vista do ensino fundamental e médio, os recursos de teleconferência devem coexistir e não substituir a interação das salas de aulas", acredita.

Durante a realização do curso, o site do Instituto recebeu 611 cadastramentos para acesso às transmissões e foi visitado cerca de 11 mil vezes.

O auto-aprendizado em evidência - Para Gian Zanela, da Mamute Mídia, o mundo corporativo já se apropriou do conceito de auto-aprendizado e hoje sabe perfeitamente que o ambiente de trabalho não é mais apenas o lugar para exploração da mais valia. Assim, como o universo acadêmico não representa apenas o espaço para simples transmissão de conteúdo científico.

"O trabalho é um processo de aprendizado colaborativo, uma simbiose. O próprio sistema que desenvolvemos, o ZM4, refere-se a uma solução de gestão de ensino com uma variedade de dispositivos que permitem desde o controle das ações desenvolvidas por colaboradores, passando pelas ferramentas de comunicação, até um moderno sistema de aulas em tempo real (síncronas) através da Internet, com recursos de vídeo, áudio, animação, fóruns de discussão e chats. Os resultados são excelentes. A produtividade dos trabalhadores melhora à medida que os mesmos sentem-se mais participativos", destaca.

A Mamute Mídia é uma empresa que oferece soluções de comunicação baseadas em mídias interativas, tais como CD-ROM's, web sites e instalações, com foco em e-learning (ensino a distância). Desde sua fundação, em 1996, já desenvolveu mais de uma centena de projetos, premiados internacionalmente. Graduou-se no CIETEC-USP em 2005. Seu mais recente produto, o sistema ZM4, refere-se a uma solução de gestão de ensino aprendizado com uma variedade de dispositivos que permitem aulas em tempo real através da Internet, com recursos de vídeo, áudio, animação, fóruns de discussão e chats. Site: www.mamutemidia.com.br.

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