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16/09/2008 - 08:21

Taubaté comemora 2 milhões de motores Zetec Rocam

A família de motores Zetec Rocam acaba de completar a expressiva marca de 2 milhões de unidades produzidas no Brasil. O Complexo Industrial Ford de Taubaté (SP), produziu o Zetec RoCam de número 2,000,000,000 na segunda-feira, 15. O motor é um 1.6 litro Flex de 105/111 cavalos de potência.

Para Rogelio Golfarb, diretor de assuntos governamentais da Ford para a América do Sul, o desempenho evidencia as qualidades e o excelente trabalho realizado: "A motivação e o empenho dos empregados levaram a Ford eleger a fábrica de motores Zetec RoCam em Taubaté uma das mais versáteis e produtivas do mundo".

A família Zetec RoCam 1.0 de 69 cv e 1.6 de 105 cv (abastecidos inicialmente somente com gasolina) começou a ser produzida em 1999. A fábrica passou por ampliação com a instalação de uma seção de usinagem de componentes, além de nova unidade de fundição de alumínio de cabeçotes.

As qualidades do Zetec RoCam como economia, durabilidade e desempenho rapidamente transformaram os veículos que utilizam essa família de motores em referência no mercado nacional e no exterior. A alta produtividade desses motores em Taubaté foi importante para a recuperação da Ford na América do Sul. Atualmente toda a linha de automóveis Ford produzidos no Brasil utilizam o RoCam. São eles Novo Fiesta, Novo Fiesta Sedan, EcoSport, Courier e Novo Ka.

Esse sucesso levou a Ford a ampliar a fábrica do Zetec RoCam em três oportunidades: 2002, 2005 e 2007, quando foi consolidada a produção de 280.000 unidades em três turnos completos de trabalhos.

Nova fase: família Sigma - Em meio as comemorações da produção de 2 milhões dos motores Zetec RoCam a unidade de Taubaté passa por profunda reestruturação para receber uma nova família de motores, denominada Sigma. Fruto do investimento de R$ 600 milhões, elevará a produção das atuais 280 mil unidades para 500 mil motores/ano.

"A nova geração Sigma ampliará nossa oferta de motores, somando-se à consagrada linha Zetec RoCam. O investimento permitirá melhorias de produtividade e modernidade, trará ao País o estado-da-arte da engenharia global de motores e contribuirá consideravelmente para aumentar nossa competitividade", afirma Rogelio Golfarb.

Complexo Industrial de Taubaté - Atualmente o Complexo Industrial de Taubaté produz 280.000 motores e 440.000 transmissões por ano em três turnos. Além deles é responsável pela fabricação de componentes de chassis para carros e caminhões e fundição de cabeçote de alumínio para o motor. Um de seus diferenciais é o conceito de produção que se caracteriza pela flexibilidade, permitindo a troca instantânea de modelos nas linhas de usinagem e montagem. A fábrica conta atualmente com 1.600 empregados, em uma área total de 819.000 m² (sendo 100.000 m² construídos).

História de sucesso - Com mais de 4,4 milhões de motores fabricados desde o início de suas operações, alta performance e tecnologia sempre foram características do Complexo de Taubaté. Essa fábrica produziu durante dezesseis anos o consagrado propulsor OHC 2.3L, superando também a barreira das 2 milhões de unidades. Mais de 1,5 milhão de motores OHC tiveram como destino os Estados Unidos, para equipar um ícone da indústria mundial: o Ford Mustang.

Outra parte, cerca de 175.000 unidades, foram para o Ford Sierra, na Argentina, e o restante ficou no Brasil, para equipar o Maverick e a picape F-75.

De 1987 a 1995 a fábrica foi responsável pela fundição e fornecimento de chassis para todas as unidades de produção na América do Sul.

Em 1995, o Complexo iniciou a produção das modernas transmissões iB5 e dos motores HCS, para equipar o Ford Fiesta e o Escort, montados em São Bernardo do Campo (SP). Já foram produzidas mais dre 3,3 milhões de transmissões utilizadas na produção das unidades do Brasil, Argentina e Venezuela.

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