Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 08:34

CPqD implanta telecentros para estimular a inclusão digital

Dois deles já foram inaugurados em cidades do interior paulista.

Campinas – Os dois primeiros telecentros implantados pelo CPqD dentro do Projeto STID - Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital já estão funcionando nas cidades de Bastos e de Santo Antonio de Posse, no interior de São Paulo – respectivamente, nas regiões de Marília e de Campinas.

Inaugurados no final de julho, os telecentros foram entregues à população por intermédio de uma parceria entre o CPqD e as prefeituras desses dois municípios paulistas. O Projeto STID é financiado por recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e tem o objetivo de promover a inclusão digital no Brasil, além de atender às necessidades de pessoas com baixo nível de letramento e de deficientes auditivos e visuais.

Por esse motivo, os dois telecentros dispõem de recursos como monitores com tela sensível ao toque, impressoras braile (uma por telecentro) e um computador com teclado braile e roller mouse. Cada telecentro tem sete computadores, uma câmera IP com conexão à Internet pública – em banda larga – e monitores treinados pelo CPqD para resolver problemas e ajudar os usuários com pouca familiaridade com a tecnologia.

“No primeiro momento, os computadores estão disponíveis para a população acessar a Internet em geral”, afirma Luiz Rolim, coordenador do Projeto STID. “Mas a idéia é transformar esses telecentros em pontos de inclusão digital, onde as pessoas terão acesso a serviços como os de Previdência e Saúde, que estão sendo implantados pelo CPqD”, acrescenta.

Um dos sistemas em implantação é o Previdência Fácil, um portal de informações sobre a Previdência e de orientação a trabalhadores rurais e urbanos que querem requerer sua aposentadoria. O outro é o Acessa Saúde, que permite a marcação de consultas com médicos que fazem parte do sistema público de saúde.

Perfil do CpqD - Há 32 anos atuando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 100 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira