Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 08:55

Petrobras melhora fator de recuperação dos poços

Atingir o percentual de 70% no fator de recuperação da produção de petróleo está perto de se tornar uma realidade no Brasil, mesmo em reservatórios de alta complexidade. Em palestra na Rio Oil&Gas 2008, a gerente executiva de engenharia de produção da Petrobras, Solange Guedes, afirmou, nesta segunda-feira, que a empresa já dominou esta tecnologia também para trabalhar com óleo pesado. Um dos exemplos usados por Solange no painel “Fator de recuperação de 70% - mito ou verdade” foi o campo de Marlim, na Bacia de Campos, cuja taxa de recuperação é de 56%.

“Dizer que podemos chegar aos 70% de recuperação não é entusiasmo, mas uma realidade baseada em estudos e experiências. Quando começamos no campo de Marlim, em 1984, a recuperação era de 18%. Falta muito pouco para atingirmos nosso objetivo,” ressaltou.

Durante a apresentação sobre as experiências de produção no Brasil, Solange exibiu gráficos que comprovam que o índice de recuperação em reservatórios de óleo leve e, portanto, de baixa complexidade, já atingem 69%, como nos campos ao sul da Bahia. Para a gerente, uma das metas da Petrobras “é reinventar táticas já consagradas para atingir o fator de 70% de recuperação”.

“Além de dar ênfase às descobertas, o portifólio da Petrobras consiste, sobretudo, em dar atenção a campos maduros, tendo em vista a necessidade de alimentar e trazer novidades tecnológicas para explorar em águas profundas”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira