Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 08:56

Pré-sal terá 11 unidades operando em 2017


O gerente executivo de Exploração & Produção para o pré-sal, José Formigli, disse no dia 16 de setembro (terça-feira), durante a Rio Oil & Gas, que em 2017 os três projetos pilotos e as oito plataformas FPSO encomendadas pela empresa para a área de pré-sal estarão em produção. "Será um marco histórico para a Petrobras, alcançando um valor de produção bastante significativo", afirmou. Os locais de funcionamento das novas unidades ainda não foram definidos, mas para Formigli este não é um problema. "Temos um grande potencial na área. Não falta lugar para instalar FPSO. O que estamos fazendo é adiantar o processo, para que estas unidades estejam prontas o mais rápido possível".

O executivo destacou ainda que na área de Tupi há uma importante quantidade de gás. "A razão de gás x óleo dessa região é o dobro da Bacia de Campos, cerca de 20%", isto é, 20% do volume recuperável é de gás. Para escoar a produção, o gerente disse que a Petrobras avalia a alternativa do Gás Natural Liquefeito (GNL). "O gás embarcado é uma solução que reduz o impacto ambiental e social."

Segundo Formigli, a exploração do pré-sal mudará em relação aos paradigmas da exploração da Bacia de Campos. Ele explicou que em 2017 as tecnologias utilizadas irão além das convencionais e que poderão trazer benefícios à indústria nacional. "É uma oportunidade para a indústria brasileira crescer e se tornar competitiva internacionalmente e não ficar dependente da Petrobras." O gerente disse ainda que além das 25 sondas encomendadas em indústrias fora do País, a Companhia desenvolveu um projeto para viabilizar a produção nacional de 28 sondas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira