Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 08:57

Animais exóticos também cuidam dos dentes

Já faz tempo que ir ao dentista não é apenas coisa de humanos.

Animais exóticos para companhia já não são mais novidade. Proliferam-se nos lares pets como chinchilas, ferrets, porquinhos-da-Índia e os coelhos. Mas será que os proprietários destes animais sabem que precisam fazer muito mais que dar água, comida e amor?

Além da saúde tradicional, aquela garantida nas idas aos médicos veterinários e nas aplicações das vacinas anuais (necessárias para coelhos e ferrets), é preciso cuidar da saúde bucal do pet. E não é porque ele não é nem cão nem gato, que não precisa escovar os dentes. Os Furões (ou Ferrets), por exemplo, precisam. Já os outros animais citados possuem necessidades diferentes da escovação, porém, mesmo assim precisam de um especialista no assunto.

O Odontovet – Centro Odontológico Veterinário – cuida dos dentes destes animais. As chinchilas, por exemplo, são atendidas de 3 a 6 por semana, no Odontovet. Os dentes delas – assim como os dos coelhos e porquinhos-da-Índia – não param de crescer. A alimentação faz com que eles se desgastem e não causem problemas. Mas quando apenas o alimento não dá conta do recado, os médicos veterinários, especializados em odontologia, entram em ação. “Quando os dentes não são desgastados, a boca tende a ficar cada vez mais aberta dificultando a alimentação. Há também a formação de pontas dentárias que machucam a bochecha ou a língua levando a dor e impedindo que eles comam também. Logo, se o tratamento não for feito de maneira adequada e rápida, o paciente pode começar a perder peso e ter sua saúde comprometida, podendo até morrer”, alerta o médico veterinário e sócio-fundador do Odontovet Herbert Corrêa.

Quem tem Ferret também precisa ter cuidado. Estes bichinhos vivem fraturando os dentes por causa de acidentes domésticos. Além disso, possuem tendência a desenvolver doença periodontal, portanto, a prevenção se faz mais que necessária. “Se um dente fraturado não é tratado adequadamente (tratamento de canal), ele fica como uma porta aberta para infecção, oferecendo risco à saúde do paciente”, explica Michèle Venturini, médica veterinária e sócia-fundadora do Odontovet.

Perfil do Odontovet - O Odontovet – Centro Odontológico Veterinário – foi fundado em 1994, em São Paulo, pelos médicos veterinários Michèle Venturini e Herbert Corrêa, para avaliar e tratar pequenos animais como cães, gatos, chinchilas, coelhos, ferrets, sagüis e porquinhos da índia. Foi o primeiro Centro Odontológico Veterinário na América Latina e o segundo no mundo.

Com cerca de 12 mil atendimentos já realizados, em seu período de existência, o Odontovet é reconhecido como referência de sucesso na área de medicina de pequenos animais em toda América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira