Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 09:36

Grupo de Integração Produtiva do Mercosul se reúne pela primeira vez, no Brasil

Criados pela Cúpula do Mercosul, em Tucumán, Programa de Integração Produtiva e GIP definem estratégias para aumentar a competitividade dos países do bloco .

O Grupo de Integração Produtiva do Mercosul (GIP) se reunirá pela primeira vez no próximo dia 18 de setemabro (quinta-feira), das 14h às 19h, na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília. Criado para coordenar e executar o Programa de Integração Produtiva do Mercosul, o GIP é formado por representantes dos governos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Para esta primeira reunião do grupo, a Venezuela também foi convidada a enviar representantes.

O presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, que representa o Brasil ao lado do secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Meziat, explica que o grupo dedica atenção especial às ações horizontais do Programa de Integração Produtiva. São sete linhas de ações, que compreendem: cooperação entre atores do processo produtivo; complementação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia; formação de recursos humanos; coordenação com outros âmbitos do bloco, como o Parlamento do Mercosul; geração e processamento de informações; articulação de medidas de facilitação do comércio; e financiamentos, através de mecanismos como o Fundo Mercosul de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.

Além das ações horizontais previstas para o Programa, a primeira reunião do GIP discutirá as iniciativas de integração produtiva que já estão em andamento no Mercosul e possíveis novas estratégias que incentivem essa integração. Entre as iniciativas em andamento no bloco destacam-se o programa de intensificação e complementação automotiva, o programa de desenvolvimento de fornecedores para o setor de petróleo e gás, a integração das cadeias produtivas conectadas ao turismo e o foro de madeira e móveis. O Programa de Integração prevê o desenvolvimento dos Foros de Competitividade das Cadeias Produtivas do Mercosul e outras iniciativas específicas.

Programa de Integração Produtiva do Mercosul e o GIP - O Programa de Integração Produtiva do Mercosul e o GIP foram criados durante a 35ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Mercosul, ocorrida em San Miguel de Tucumán, na Argentina, no dia 1º de julho deste ano. O objetivo é implementar políticas e ações para uma maior integração regional, visando consolidar o Mercado Comum e melhorar a competitividade em geral.

“Favorecendo a complementaridade das economias dos países envolvidos e o tratamento das assimetrias econômicas que obstaculizam o avanço da integração regional, a integração produtiva contribui para um mercado comum mais arrojado e dinâmico, para além dos aspectos comerciais e mercantis predominantes nos primórdios do bloco”, destaca o presidente da ABDI. | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira