Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 09:54

Bosch apresenta soluções para veículos mais confortáveis e menos poluentes durante o Simea 2008

A Robert Bosch participará do XVI Simea – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que será realizado nos próximos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo. O evento, organizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, tem como tema neste ano “O aquecimento global e a mobilidade no século XXI”.

A Bosch, que mundialmente investe cerca de 8% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, participará do painel “Como ofertar soluções inteligentes rompendo tradições”, com a presença de Mário de Freitas Alves Junior, engenheiro de Aplicação da Unidade Sistemas a Gasolina da Robert Bosch América Latina, apresentando o tema “Horizonte da arquitetura veicular com foco na geração e armazenamento de energia elétrica”.

Além disso, durante o evento a empresa também estará representada em Sessões Técnicas. Um dos temas a ser abordado é o Start/Stop Bosch. Este sistema permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado e em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem. Estes benefícios são comprovados no pára e anda dos congestionamentos e semáforos, especialmente no trânsito das grandes cidades.

“O uso do Start/Stop contribui para a redução de até 8% no consumo de combustível, dependendo da condição de trânsito, o que promove consequentemente a redução na emissão de CO2, gás responsável pelo efeito estufa”, afirma Ricardo Portella, Engenheiro líder de Projetos da Unidade de Motores de Partida e Alternadores da Robert Bosch América Latina e que fará a apresentação sobre o Start/Stop durante o Simea. A previsão é de que o Star/Stop Bosch esteja disponível para aplicação em série no Brasil a partir de 2010.

Outro tema que a Bosch abordará em uma das sessões técnicas do Simea é “Sistemas de arrefecimento de alta performance e seus benefícios”. O foco desta apresentação será o HEM - High Efficiency Module, sistema de arrefecimento que consome em média 25% menos energia elétrica, proporcionando economia de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes, nos veículos que o utilizam. Isso é possível devido ao inovador design de hélice e defletor, que garante maior eficiência na vazão de ar para a refrigeração do motor.

“Se todos os carros produzidos no Brasil fossem equipados com este sistema de arrefecimento de alta eficiência, ao final de um ano isto significaria 65,9 milhões de quilos de CO2 a menos emitidos na atmosfera”, afirma Ricardo Rípoli – gerente de engenharia e desenvolvimento de produtos da Unidade Motores Elétricos da Robert Bosch América Latina, que apresentará este tema no Simea.

XVI Simea – 17 e 18 de setembro de 2008, no Centro de Convenções Milenium - Rua Dr. Bacelar, 1.043 – São Paulo – SP.

Perfil - O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 271 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch destina mais de 3 bilhões de euros para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.

A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e o compromisso com importantes investimentos para assegurar o futuro do grupo. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH, uma fundação sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma sociedade fiduciária industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta sociedade. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e da Robert Bosch GmbH. | Ssite: www.bosch.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira