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18/09/2008 - 07:25

7ª Pet South America

Um novo mercado pet: mais do que produtos curiosos para animais de companhia, a indústria veterinária investe em tecnologia para prolongar a saúde dos animais de estimação.

Como o segundo maior mercado pet do mundo, o Brasil estende o conhecimento técnico para além das Universidades: as empresas são as maiores responsáveis pela utilização da ciência em benefício aos cães e gatos.

Quando se fala em mercado pet, os números do Brasil surpreendem: são 31 milhões de cães, 15 milhões de gatos e um volume de produção de 1,8 milhões de toneladas de alimentos, com faturamento de US$ 3,07 bilhões, de acordo com a Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Pequenos Animais). Já foi-se o tempo em que o animal de estimação era supérfluo. Hoje, inclusive nas classes mais baixas, os proprietários procuram qualidade em produtos e tratamentos para seus pets.

Para corresponder às expectativas dos donos de cães e gatos, a indústria investe em conhecimento científico aplicado aos produtos, gerando novas possibilidades de trabalho para os 6.000 veterinários formados anualmente no Brasil. Hoje, os itens destinados a animais de estimação não possuem simplesmente sua função primária, mas são enriquecidos para oferecer algo mais aos consumidores, que gastam em média R$ 390 per capta/ano entre pet food, produtos farmacêuticos, vacinas, embelezamento e acessórios, de acordo com a Anfal Pet.

Dentro da indústria alimentícia (que representa 74% do faturamento do mercado), podemos destacar a fabricante de pet food Total Alimentos, por exemplo, que possui uma Estação de Pesquisas única na América Latina, conveniada à Universidade de Illinois, Estados Unidos. Além do papel básico de nutrir, os produtos fabricados pela empresa possuem superingredientes que dão ao alimento funções adicionais como a prevenção da saúde oral, diminuição do odor das fezes, auxílio na eliminação de bolas pêlos, beleza da pele e pelagem e benefícios para a saúde de animais maduros, com sensibilidade alimentar, castrados, entre outros.

A mais recente inovação da empresa consiste em uma linha de alimentos 100% natural para cães, sem conservantes artificiais. Seguindo uma tendência de mercado, Naturalis possui ingredientes como a proteína nobre de Peru, frutas que aumentam a imunidade, antioxidantes naturais que combatem o envelhecimento celular, aveia e cereais integrais que melhoram a saúde intestinal dos cães. “Acreditamos que este produto supre uma necessidade dos consumidores adeptos à alimentação natural que também desejam proporcionar os benefícios deste estilo de vida a seus cães”, explica a veterinária Melissa Moro.

Saúde animal – Também os laboratórios, que representam 8% do faturamento do mercado pet, possuem um papel de destaque nos avanços científicos. A Centralvet, empresa especializada em gestão comercial neste setor, destaca o trabalho do laboratório Inovet, que traz para o Brasil um curativo que atua como uma segunda pele. “O Bioprat é um produto inovador que protege suturas e lesões na pele do animal. Consiste em uma membrana microfibrilar produzida através de um processo biotecnológico. Possui permeabilidade seletiva, contribuindo para a passagem de gases importantes para cicatrização, enquanto obstrui a entrada de microorganismos do meio externo”, explica Ronald Glanzmann, gerente da Centralvet.

Outra inovação trazida pelo laboratório Inovet que chega ao Brasil em outubro é o Cosequim, um dos suplementos alimentares para cães mais indicados por veterinários em todo o mundo. À base de condroitina, glicosaminas e minerais, o maior diferencial deste produto é a facilidade de absorção pelos animais. “Ele possui moléculas de baixo peso molecular em uma formulação única que traz benefícios às articulações”, explica a médica veterinária Larissa Higassi.

Também na área de suplementação, a Centralvet aponta a funcionalidade do Biotil, do laboratório Duprat, que atua na prevenção de diarréias bacterianas, ajudando a manter o equilíbrio intestinal do animal. O produto favorece a absorção de nutrientes que promovem uma melhora nas condições fisiológicas do animal, além de aumentar a proteção contra infecções.

Especialidades veterinárias – Além de todos os produtos oferecidos aos animais de estimação, a Medicina Veterinária também traz avanços em tratamentos para pets. Se hoje eles possuem uma longevidade maior, é por causa da especialização dos médicos veterinários, assim como acontece na Medicina Humana. No Hospital Veterinário Pet Care, por exemplo, o proprietário pode encontrar cardiologistas, fisioterapeutas, dentistas, oftalmologistas e inclusive médicos que trabalham com animais silvestres.

Para oferecer o tratamento adequado a cada problema, o diagnóstico preciso é fator determinante. Por isso, o Pet Care possui um laboratório de análises de Hematologia, Bioquímica, Urina, Fezes, Microbiologia, Dermatologia, entre outros, além de realizar exames como Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Pressão Arterial Sistólica, Endoscopia, Laparoscopia, Radiologia, Ultrassom, etc. Caso haja necessidade de internação, o hospital pode oferecer os melhores cuidados, os mais modernos equipamentos e profissionais 24 horas por dia com dedicação exclusiva aos animais internados.

Segurança no trânsito – Este assunto vigente na mídia também ganha um novo rumo no segmento pet. Muitos proprietários desconhecem as leis que regulamentam o transporte de animais de estimação. De acordo com o inciso II do artigo 252, proprietários desavisados que levam seus animais à esquerda ou entre os braços e pernas cometem uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. Caso o animal seja transportado na parte externa do veículo, a infração se torna grave e o veículo é retido pelas autoridades.

Para evitar distrações – apontadas como causa maior de acidentes - e trazer uma solução para que os proprietários possam transportar seus pets com conforto e segurança, o Pet Supermarket importa para o Brasil a linha Doggie Blockers, que consistem em grades adaptáveis para carros que limitam o acesso do animal. Além de evitar acidentes, os produtos Doggie Blockers também são úteis caso a colisão tenha ocorrido. “Após um acidente, o cão pode ficar estressado e avançar nos profissionais que querem prestar socorro às vítimas. Com a grade, o animal ficará limitado a um espaço sem contato com o motorista, permitindo que o resgate aconteça normalmente”, comenta o médico veterinário Márcio Waldman, proprietário do Pet Supermarket.

Novos rumos do comércio e indústria – O último estudo que levou em consideração os pet shops (realizado em 2005 pelo SEBRAE/SP), informava o número de 5.000 lojas somente em São Paulo e 8.000 em todo o país. Atualmente, estimativas da indústria apontam que o país possui aproximadamente 30.000 pontos de venda.

Para fugir da concorrência, empresários visionaram novas formas para se destacar. O e-commerce foi a opção do médico veterinário Márcio Walman, criador do site www.petsupermarket.com.br. Criada em 1999 loja virtual foi pioneira em explorar a comodidade do sistema de compras on-line no segmento de produtos para pets. Atualmente, comercializa cerca de 16 mil itens separados por categorias como: alimentação; acessórios; brinquedos; higiene e beleza; medicamentos; produtos para proprietários, etc. Ágil e de fácil navegabilidade, o portal contabiliza seis mil acessos diários e possui um cadastro com 85 mil clientes. Para atender também os lojistas, a empresa colocou no ar um endereço com acesso restrito a atacadistas chamado Petsuperatacado.

Outra empresa que apresenta um trabalho inovador no mercado é a Centralvet, pioneira em oferecer serviços de gestão comercial a indústrias do segmento veterinário. Sua atuação visa desenvolver as potencialidades de seus clientes, com estratégias como: a criação de novas parceiras de distribuição, o fortalecimento da imagem - tanto da empresa quantos dos produtos - perante os médicos veterinários, a correção de possíveis falhas nos setor de vendas, entre outros. Um exemplo foi a bem sucedida parceria com o Laboratórios Vencofarma do Brasil. Em menos de um ano sob a gestão comercial da Centralvet, a empresa Reestruturou o setor de vendas, reorganizou seu sistema de logística aumentando a importância de seu mix de produtos, que agora são distribuídos em 53 regiões, o que corresponde à cobertura de todo o território nacional, e registrou crescimento maior do que 50% nas vendas de seus produtos.

Todo o mercado reunido – Entre dos dias 17 e 19 de setembro de 2008, o Transamerica Expo Center, em São Paulo sedia a 7ª Pet South América, principal feira internacional para a linha pet e veterinária da América Latina. Mais de 260 expositores, fornecedores para a indústria cosmética, farmacêutica, alimentos, insumos, acessórios, equipamentos, matérias-primas, embalagens, serviços e publicações apresentarão as principais tendências e milhares de lançamentos do setor para 2008.

A feira atrairá mais de 20 mil visitantes, todos profissionais da área, como veterinários, donos de pet shops e representantes das indústrias de rações, acessórios, medicamentos e cosméticos. Segundo pesquisa realizada com os visitantes da edição 2007 da Pet South America, 8% pretendiam investir de R$ 500.000 a R$ 1.000.000 em compras no evento e 25% de R$ 100.000 a R$ 500.000. 98% dos profissionais que compareceram à feira buscavam conhecer novos produtos e fornecedores. Mais informações em www.petsa.com.br.

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