Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2008 - 07:45

Crise dos EUA pode encarecer linhas de crédito para exportações e importações

Analista da BDO Trevisan afirma que os problemas econômicos dos Estados Unidos poderão afetar nos próximos meses as importações e exportações, com o encarecimento das linhas de crédito.

“Hoje já há muitas operações fechadas mas, a médio prazo, as empresas que precisarem de linha de crédito para financiamento de importação ou exportação poderão sentir a diferença. Isso porque os bancos que captam recursos no exterior como funding para essas operações, com certeza vão transferir esses aumentos aos tomadores no país”, afirmou Márcio Peppe, sócio-diretor da área de Gestão de Riscos da BDO Trevisan.

Por outro lado, afirmou Peppe, os efeitos da crise externa terão baixo impacto no Brasil. “Mais de 90% dos ativos dos bancos brasileiros são representados por investimentos e devedores no próprio país, através do Governo Federal e de operações de crédito negociadas aqui”, diz.

Peppe afirma que os problemas com a maior seguradora do mundo, a AIG, que recebeu socorro de US$ 85 bilhões do Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, não chegarão ao Brasil. “No que se refere à insegurança no mercado financeiro e de seguros, é claro que os investidores ficam um pouco ‘ressabiados’. Porém, a possibilidade de um risco sistêmico no mercado segurador e mercado financeiro é muito pequena. Isso porque os ativos são basicamente representados por aplicações no país”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira