Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Míssil balístico chinês atinge satélite em órbita

Após ter anunciado no início do ano aumento de 15% nos gastos militares, a China tem demonstrado cada vez mais movimentações em sua política de defesa.

Em 11 de janeiro, o país realizou teste que destruiu seu satélite meteorológico, a primeira destruição bem-sucedida de um satélite em órbita em mais de vinte anos.A ação foi confirmada em 23 de janeiro pelo Ministro das Relações Exteriores, Liu Jianchao, depois de pedidos por explicações por parte do governo norte-americano.

O teste sofreu críticas por não ter sido anunciado com antecedência. Em clara demonstração de melhoria do relacionamento bilateral desde a posse do novo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, China e Japão anunciaram que retomarão diálogo militar, com o objetivo de realizar intercâmbio naval. Navios japoneses não atracam em portos chineses desde a Segunda Guerra Mundial. O anúncio da aproximação militar foi realizado após a elevação do status da agência de defesa japonesa para ministério.

Já em fevereiro, o governo chinês divulgou a instalação da quarta base espacial na província de Hainan, no sul do país. A localização é considerada mais eficiente e econômica em relação às três outras bases no norte da China. Recentemente, foi lançado o primeiro satélite chinês de navegação após quatro anos, para implantação do sistema Beidou. Analistas afirmam que o sistema de navegação teria utilidade principal às forças armadas chinesas, levantado críticas à falta de transparência do país acerca de sua rápida modernização militar e incongruência com o discurso de emergência pacífica no cenário internacional. | Por: CEBC

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira