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18/09/2008 - 08:08

YKP vence concorrência e implementa solução baseada em Lotus Notes na Atlas Schindler

Líder brasileira do setor, a Elevadores Atlas Schindler optou pela expertise e custo/benefício da integradora YKP para desenvolver e implementar solução de Compras de Serviços baseada em Lotus Notes

São Paulo, 17 de setembro de 2008 - Com duas fábricas no Brasil, a Elevadores Atlas Schindler já atingiu a marca de 150 mil equipamentos comercializados – entre elevadores, escadas e esteiras rolantes e tornou-se a primeira do ranking nacional em seu segmento. A empresa, que integra o Grupo Schindler, de atuação mundial há mais de 130 anos, conta com 150 Postos de Atendimento Avançado e 2500 técnicos em todo o País e tornou-se a plataforma de exportação de equipamentos de transporte vertical para toda a América Latina. Para manter sua estrutura funcionando de forma rápida e segura, a Atlas Schindler investe fortemente em tecnologia e infomatização de processos. Um dos mais recentes desafios enfrentados pela área de TI foi a implementação de uma solução para agilizar a Contratação de Serviços da empresa. Tarefa que contou com a expertise da integradora YKP.

“Os procedimentos da Atlas Schindler no que diz respeito à Compra de Serviços, além de rigorosos, eram bastante detalhistas e estavam se tornando demasiadamente morosos”, conta Helio Gussiardi, Gerente de Serviços de Informações. “As contratações envolvem naturalmente várias etapas - desde a solicitação do serviço, pela área interessada, passando pela negociação, pré-qualificaçâo de fornecedores, autorizações das áreas competentes - até chegarem ao departamento jurídico para elaboração dos contratos. Um de nossos maiores problemas era o tempo consumido pelo trâmite de papéis e documentos entre várias pessoas dos vários departamentos de áreas diferentes, com procedimentos diferentes e formulários diferentes”, destaca. “Como cobrar agilidade se não sabíamos nem mesmo onde estava parado o processo?”. E sintetiza: “Precisávamos de uma solução para tornar os processos transparentes e ágeis, interligando todas as áreas envolvidas e permitindo o controle/cobrança de prazos e de pagamentos”. Além disso, como lembra Gussiardi, pelas próprias características de seu negócio, a Atlas Schindler precisava de um sistema com features especiais. “Entre outras especificidades, temos de checar o cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas por parte de nossos fornecedores que contratam terceirizados”, exemplifica. “Isso significava, até então, cobrar recibos de recolhimentos de impostos em todo o Brasil dos fornecedores e controlá-los manualmente”.

Em 2007, Gussiardi deu a partida para o início do Projeto Compras de Serviços. “A Área de TI é sempre co-gestora de um projeto tecnológico aqui na Atlas Schindler, compartilhando responsabilidades com as áreas de Negócios diretamente envolvidas com a solicitação”, explica o executivo, que supervisiona sempre os trabalhos e toma a frente apenas em casos de mudança de escopo ou aquisições extras de plataformas. Um Core Team foi formado com a participação das áreas de Compras, Logística, Contabilidade, Auditoria e Jurídico, mais a área de TI representada por Walt Kobayashi, supervisor de Sistemas. Foi feito todo o levantamento de procedimentos e sistemas disponíveis relacionados a compras de Serviços na empresa. E definiram-se necessidades, objetivos e requisitos desejados, como disponibilizar ferramentas avançadas de workflow e permitir integração ao sistema SAP de gestão da Atlas. A partir daí, o Grupo convidou players selecionados do mercado para apresentarem suas propostas. “Deixamos aos desenvolvedores a tarefa de indicar e detalhar as melhores soluções tecnológicas e metodologias”, salienta Gussiardi.

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