Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2008 - 08:19

Petrobras Biocombustível forma parcerias para a produção de etanol


Além do Japão estão de olho no mercado americano

O presidente da Petrobras Biocombustivel, Alan Kardec, anunciou, dia 17 de setembro (quarta-feira), durante da Rio, Oil&Gas, que já está definida a quarta usina de biodiesel da empresa: a unidade terá capacidade para produzir 300 milhões de litros e deve entrar em operação em 2011/2012. Só o local de instalação não está escolhido. Ele também reafirmou que a empresa investirá em parcerias com produtores nacionais de cana-de-açúcar e empresas internacionais na produção de etanol voltado para exportação. "Enquanto as empresas nacionais têm a expertise, as estrangeiras garantirão o mercado", explicou.

O primeiro projeto de etanol, chamado Complexos Bioenergéticos (CBios), que segue esta linha e conta com a parceria da japonesa Mitsui é o da brasileira Itarumã Participações para a implementação de um complexo no município de Itarumã, em Goiás, com capacidade de produção anual de 200 milhões de litros de etanol. "Estamos acelerando o processo de parcerias para sermos mais ágeis e enxutos, focando no biocombustível". E acrescentou que os novos projetos da companhia estarão definidos no lançamento do Planejamento Estratégico da Petrobras 2009/2020, no próximo mês.

A Petrobras Biocombustível inaugurou recentemente duas usinas nos municípios de Candeias (BA) e Quixadá (CE). A terceira, localizada em Montes Claros (MG), será inaugurada no mês que vem. A capacidade total de produção de biodiesel das três unidades será de 170 milhões de litros por ano, com investimento de R$ 295 milhões. Para garantir o suprimento de matéria-prima, a empresa conta com uma rede de 55 mil agricultores familiares.

A Petrobras Biocombustível tem como meta ser líder na produção nacional de biodiesel e atingir, em 2012, a produção de 938 milhões de litros de biodiesel. No segmento de etanol, o objetivo é ampliar a participação no negócio, com foco no mercado internacional, chegando a 4,75 bilhões de litros em 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira