Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2008 - 08:24

Estudo aponta que melhoria da produtividade no setor automotivo trouxe mais de R$ 853 milhões em benefícios financeiros

Resultado da pesquisa realizada em 16 países é reflexo da atuação da Proudfoot Consulting em 91 empresas, nos últimos dez anos.

São Paulo – Um estudo da Proudfoot Consulting, baseado em projetos realizados em 91 empresas do setor automotivo de 16 países, (Bélgica, Cingapura, México, Suíça, Austrália, Brasil, Hungria, Canadá, Itália, Áustria, Espanha, África do Sul, Estados Unidos Reino Unido, Alemanha e França), após aperfeiçoamento de processos e aproveitamentos de recursos implementados pela consultoria, apontou uma média de mais de R$ 9 milhões em benefício financeiro por empresa, um total de R$ 853 milhões nos últimos dez anos.

“Este estudo demonstra que os países mais desenvolvidos do setor são também os que mais investiram em produtividade durante o período em que foram coletados os dados. Esta tendência será expectável também para as empresas presentes no Brasil, tendo em conta o aquecimento recente verificado no mercado nacional”, analisa João Currito, presidente da Proudfoot Consulting no Brasil.

Os resultados obtidos devem-se à correção e investimentos em determinados processos, como o aumento de processamento produtivo (com a mesma infra-estrutura, ou seja, sem investimentos, como o CAPEX – Capital Expenditure); nível de satisfação das encomendas (completas e no prazo pré-determinado); redução de custos e diminuição de horas extras.

“O objetivo da pesquisa foi levantar a preocupação existente com a produtividade em empresas desse setor, isso porque, o mercado automotivo brasileiro vem crescendo mesmo com a subida dos juros e o aumento do petróleo, e como esses custos não podem ser repassados para o consumidor, pois o valor final seria inviável, o mercado tem feito muita pressão para que haja redução de desperdícios durante a produção”, afirma João Currito.

O mercado automotivo no Brasil está aquecido desde a metade de 2007. No primeiro semestre deste ano, foram vendidos quase 1,5 milhão de veículos e a previsão, é de que até o final de 2008, cerca de 3,5 milhões de novos carros estejam circulando, contra 2,5 milhões em 2007. O Brasil já superou a Espanha em produção de automóveis e é atualmente o sétimo maior fabricante de carros do mundo. “Estão sendo investidos mais de R$ 20 bilhões, um investimento tardio porque em 2006, quando o mercado começou a aquecer, acreditou-se que era passageiro e nenhum investimento no setor foi feito”, conta Elzo Guarnieri , vice-presidente executivo da Proudfoot Consulting.

O Brasil ainda enfrenta alguns desafios e para conseguir essa adequação no setor automotivo alguns pontos são fundamentais: Aumentar a qualificação e o nível de preparo dos profissionais. A falta de qualificação impacta no preço e no tempo, que tem como conseqüências: re-trabalho, horas extras, entre outras;

Melhorar a infra-estrutura – equipamentos e espaço de armazenamento do estoque;

Melhorar a logística – distribuição de peças e veículos. A logística interna também tem um nível muito baixo e as indústrias operam no limite– produz o que precisa ser despachado;

Problemas com as estradas – trânsito e rodízio de caminhões afetam a logística e aumentam o custo;

Extinguir recall por problemas de fabricação. Já existem empresas que se empenham em fazer perfeito na primeira vez, elas são mais rígidas e investem pesado na qualificação dos seus funcionários, por isso, conquistaram a excelência.

“As grandes empresas sempre devem manter o foco no aperfeiçoamento contínuo. É isso que as mantém na liderança e as tornam cada vez mais competitivas. A tendência é de que ocorra uma simplificação do mercado, muitas empresas não sobreviverão e outras fusões acontecerão. Quem conseguir conciliar as pressões e a alteração do consumo, sobreviverá, e o Brasil tem tudo para conseguir chegar ao topo, mas para isso, tanto as montadoras como os seus fornecedores têm de apostar em programas de produtividade”, garante João Currito.

O crescimento do setor em outros países também é uma realidade, mas existe um aspecto importante que precisa ser avaliado. “A entrada da China deve impactar e modificar todo o mercado, seus carros são muito populares e baratos, e apesar disso, ainda possuem uma série de opções e acessórios que não existem em nenhum outro carro do mundo. Eles estão presentes no Chile e começaram a entrar nos Estados Unidos e Europa. Esse impacto não é sentido hoje, mas será nos próximos anos, principalmente porque muitas montadoras estão com problemas em responder a essa dinâmica e ainda não encontraram formas de se adequarem à pressão”, conta Guarnieri.

Perfil da Proudfoot Consulting - Consultoria líder mundial no aperfeiçoamento de processos, a Proudfoot Consulting tem forte foco em gerar resultados, aumentar produtividade, mudar comportamentos e vem implementando melhorias operacionais sustentáveis há mais de 62 anos.

Com escritórios em 14 países nos cinco continentes, a empresa trabalha em parceria com os seus cliente em todo o mundo, criando processos mais eficientes e que ofereçam ganhos reais de produtividade, de modo a ampliar as oportunidades de negócios das organizações.

O objetivo na sua oferta de consultoria combina três disciplinas centrais: aprimoramento de processos, soluções de pessoas e gestão de projetos. Por meio da combinação bem sucedida dessas três melhorias, a Proudfoot Consulting ajuda seus clientes a acelerar o ritmo da mudança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira