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19/09/2008 - 06:12

BT, Fundação Bradesco e UNICEF se unem pela inclusão digital

Adolescentes ganham centros para apoiar mobilização de comunidades.

A BT, a Fundação Bradesco e o UNICEF anunciam no dia 17 de setembro (quarta-feira), uma parceria inédita que vai permitir que adolescentes utilizem ferramentas tecnológicas para mobilizar suas comunidades pela garantia dos direitos de meninas e meninos.

Por meio da parceria, serão instalados 30 novos Centros de Inclusão Digital (CIDs), em comunidades populares das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e na região amazônica, que se somarão à rede dos centros mantidos pela Fundação Bradesco em todo o Brasil.

Os novos CIDs terão conectividade Internet provida pela BT e computadores e conteúdo de ensino a distância fornecido pela Fundação Bradesco. Neles, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e organizações não-governamentais parceiras trabalharão com adolescentes, para que eles se apropriem da tecnologia e desenvolvam projetos de comunicação que ajudem a mobilizar suas comunidades pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente.

Em 2008, serão instalados seis CIDs, dois em cada uma das regiões escolhidas. Cada um terá capacidade para receber até 100 adolescentes por dia. O primeiro CID ficará no centro da cidade de São Paulo, na sede do Projeto/Revista Viração, organização parceira do UNICEF, especializada em educomunicação e mobilização de adolescentes e jovens.

Além do apoio aos 30 novos CIDs, a BT fornecerá conectividade para mais 40 CIDs, totalizando 70. Hoje, a Fundação Bradesco possui 98 CIDs em operação. Instalados ao longo de quatro anos, atendem a mais de 200 mil pessoas, proporcionando inclusão digital a milhares de famílias brasileiras. Ao estender a parceria para os novos CIDs, a BT também passa a colaborar com a Fundação Bradesco, compartilhando informações sobre seus projetos mundiais de responsabilidade social.

Anna Penido, coordenadora do UNICEF em São Paulo, explica que os CIDs farão parte das plataformas de atuação da organização nas comunidades populares dos centros urbanos e na Amazônia. “Nos CIDs, os adolescentes serão estimulados a refletir e debater sobre as condições da infância e adolescência, realizar pesquisas, planejar e desenvolver estratégias de comunicação. Tudo isso será utilizado para que eles próprios ajudem a mobilizar a população para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes”.

“Para nós esta é mais uma excelente oportunidade de ampliar nossos objetivos, que é levar ensino a crianças, jovens e adultos de comunidades nos mais diversos pontos do País”, afirma Denise Aguiar, diretora da Fundação Bradesco.

De acordo com Luiz Sanches, diretor geral da BT no Brasil, “a parceria com a Fundação Bradesco representa mais um passo no desenvolvimento de ações que possam colocar as tecnologias de comunicação - que são a nossa especialidade e o nosso negócio - ao alcance de comunidades de jovens para que não somente se familiarizem com essas tecnologias mas efetivamente façam uso dela, de imediato, como ferramenta de promoção social. A BT já lançou em abril aqui no Brasil, em parceria com o UNICEF, um programa para 50 escolas públicas em cinco capitais brasileiras. O programa, iniciado com sucesso na África do Sul no ano passado, seguirá para a China em 2009”.

Em abril de 2007 a BT e o UNICEF anunciaram uma parceria de três anos, com recursos de R$ 1,75 milhão (500 mil libras esterlinas) oferecidos pela BT para levar educação e capacitação em tecnologia e técnicas de comunicação para jovens de comunidades de baixa renda na África do Sul (programa a se desenvolver em 2007/08), Brasil (2008/09) e China (2009/10). Em abril de 2008, a BT e o UNICEF anunciaram o lançamento deste programa no Brasil, com apoio e treinamento em tecnologia e comunicação para 10 mil jovens em desvantagem social em cinco das maiores cidades do país - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Perfil da BT - A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais, produtos e serviços de banda larga e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem quatro principais linhas de negócio: BT Global Services, Openreach, BT Retail e BT Wholesale.

No ano fiscal que se encerrou em 31 de março de 2008, a receita do BT Group foi de 20 bilhões e 704 milhões de libras esterlinas, com lucro antes de impostos de 2 bilhões e 406 milhões de libras esterlinas.

A British Telecommunications plc (BT) é uma subsidiária integral do BT Group e engloba praticamente todos os negócios e ativos do BT Group. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York. Site www.bt.com/aboutbt

Fundação Bradesco - Criada em 1956, a Fundação Bradesco é um dos maiores e mais antigos programas de responsabilidade social do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e econômico das regiões onde está presente. Mantém 40 escolas próprias em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, oferecendo a 110 mil alunos, gratuitamente, Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores e Educação de Jovens e Adultos.

UNICEF - Presente em mais de 190 países, o UNICEF faz parte da organização das Nações Unidas e atua no Brasil desde 1950. Seu objetivo é garantir que cada criança e cada adolescente tenham assegurados seus direitos a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger (-se) do HIV e da AIDS, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas políticas públicas. Em sua atuação, o UNICEF prioriza as comunidades populares dos centros urbanos, a Amazônia e o Semi-árido.

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