Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Acheflan® Aerosol: da natureza vem o mais novo tratamento para traumas esportivos


O primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais, elaborado a partir de uma planta brasileira, chega ao mercado em apresentação aerosol.

Após o sucesso do Acheflan® (alfa-humuleno), lançado ano passado e hoje líder no segmento de antiinflamatórios tópicos sob prescrição médica, o Aché Laboratórios lança a versão Aerosol do medicamento, indicado para o tratamento de traumas, dores musculares e tendinites.

O Acheflan® é o primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais. Desenvolvido a partir do extrato da Cordia verbenacea, uma planta encontrada na Mata Atlântica, conhecida popularmente como erva-baleeira, o Acheflan® Aerosol chega ao mercado com diversas vantagens, entre elas a absorção mais rápida, de cerca de 30 minutos, e a praticidade do uso. “Os estudos realizados mostram que os pacientes tratados com alfa-humuleno tiveram alívio mais rápido da dor e inflamação e um tratamento mais eficaz do que aqueles que utilizaram o diclofenaco dietilamônico, com o mesmo perfil de segurança”, explica José Roberto Lazzarini, diretor Médico-Científico do Aché.

De acordo com Sérgio Ricardo Cunha, gerente do produto, “a praticidade da embalagem em aerosol torna esta apresentação ideal para atletas e esportistas.”

“O Acheflan® quebrou um paradigma na indústria farmacêutica nacional. Temos a patente internacional do medicamento e estamos, inclusive, negociando parcerias com laboratórios internacionais para as apresentações aerosol e creme. Além disso, os estudos para o desenvolvimento da versão oral estão em estágio avançado”, destaca Wilson Flores, diretor de Marketing do Aché.

Eficácia superior, cientificamente comprovada - Um estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade Oswaldo Cruz, Unicamp, Unifesp, Hospital Municipal Cármino Carrichio (SP), e pelo Sport Club Corinthians Paulista mostrou eficácia superior do Acheflan® em comparação ao diclofenaco dietilamônico, com diferenças estatisticamente significantes. A pesquisa, realizada com 114 pacientes, apontou também que o alfa-humuleno é tão seguro quanto o diclofenaco dietilamônico no tratamento de traumas.

Descoberta inusitada - Extraído da Cordia verbenacea, planta encontrada na Mata Atlântica, e conhecida popularmente como erva-baleeira ou “maria-milagrosa”, a descoberta do Acheflan® é, no mínimo, inusitada. Victor Siaulys, presidente do Conselho de Administração do Aché, se machucou durante uma partida de futebol na praia. Um caseiro da região ofereceu a ele uma garrafada da planta para aliviar a dor. Como os efeitos foram rápidos e positivos, Siaulys decidiu pesquisar melhor os efeitos terapêuticos da planta.

Os estudos para o desenvolvimento de Acheflan® levaram sete anos e foram conduzidos em parceria com quatro importantes universidades do País (Universidade Federal de Santa Catarina, Unifesp, PUC-Campinas e Unicamp). A pesquisa sofreu um grande avanço com a descoberta de que o alfa-humuleno era o princípio ativo responsável pela ação antiinflamatória, e não a artemitina. “Descobrimos isso na fase de testes em animais. A própria literatura informava erroneamente. Após esta descoberta, demos uma reviravolta em tudo o que havia sido feito até então”, conta João B. Calixto, professor de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Por se tratar de um medicamento elaborado a partir de um extrato vegetal, a preocupação com a extração sustentável foi constante no desenvolvimento do Acheflan®. Por este motivo, a matéria-prima para sua fabricação tem origem num centro de pesquisa da Unicamp e na Centroflora, onde mudas de Cordia verbenacea são cultivadas. Este cuidado também visa a qualidade e constância dos extratos utilizados no antiinflamatório, fator fundamental para sua eficácia.

Perfil do Aché - Sediado em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Aché Laboratórios é a maior indústria farmacêutica da América do Sul com capital 100% nacional, oferecendo 250 opções terapêuticas. Conta com cerca de 2.800 colaboradores, três unidades industriais e possui também uma das maiores força de vendas do setor farmacêutico no País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira