Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Com vistas ao Rio 2007, COB e Rede Cenesp realizam testes inéditos com o Pólo-Aquático

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 já estão deixando legados para a preparação das equipes brasileiras visando à competição. Numa iniciativa inédita entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a Rede CENESP – Centro de Excelência Esportiva, a Seleção Masculina de Pólo-aquático está passando por uma bateria de exames físicos na piscina do Clube Pinheiros, em São Paulo. O objetivo é avaliar as reais condições dos 24 atletas da Seleção e planejar individualmente a preparação até os Jogos Pan-americanos.

De acordo com o Dr. Antonio Carlos da Silva, responsável pelos testes da CENESP na unidade da Universidade Federal de São Paulo, o objetivo dos exames é utilizar conceitos e tecnologia até agora pouco utilizados no esporte brasileiro. “Estamos diante de uma excelente oportunidade de aproximar a ciência e a tecnologia ao esporte, a partir de um trabalho integrado com a equipe técnica do pólo-aquático e com o aval do COB e do Ministério do Esporte”, revela.

Médico do esporte e professor da antiga Escola Paulista de Medicina, Antonio Carlos da Silva explica alguns métodos que estão sendo testados. “Por exemplo, estamos medindo o ácido láctico e a freqüência cardíaca dos atletas a partir de simulações que nunca foram utilizadas no pólo-aquático. O consumo de oxigênio está sendo feito com o atleta nadando, tanto em resistência quanto em velocidade. Além disso, estamos medindo a capacidade do atleta se manter em pé, dentro d’água, com até 18kg na cintura. São situações de jogo que pela primeira vez estão sendo analisadas sob o ponto de vista físico dos atletas”, afirma.

Para o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, a iniciativa com o pólo-aquático deve se estender a outras modalidades com vistas aos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “É importante implementarmos este trabalho no esporte de alto rendimento. A natação sincronizada também está realizando no Rio de Janeiro preparação para aumentar o nível de oxigênio, tendo em vista o Campeonato Mundial de Melbourne, em março. A ciência é uma grande aliada do esporte no mundo todo, e no Brasil não pode ser diferente”, explica.

*A Seleção Masculina de Pólo Aquático realizará a última bateria de exames,dia 22 de fevereiro, às 20 horas, no Clube Pinheiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira