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19/09/2008 - 07:00

Certificação inédita garante a qualidade de produtos de marca própria no Brasil

Lançada hoje a Certificação Abmapro, que audita a qualidade dos processos de fabricação, de acordo com as mais rígidas normas internacionais. Iniciativa reduz custos para toda a cadeia de abastecimento, pode trazer economia para o consumidor e aumentar a competitividade do setor no País. Wal-Mart e Carrefour já aderiram à certificação, que foi desenvolvida por varejistas e pelas empresas internacionais de auditoria SGS e Bureau Veritas.

O mercado brasileiro de marcas próprias tem a partir de agora um dos únicos e mais respeitados processos de certificação de qualidade de produtos do mundo. Acaba de ser lançada, em São Paulo, a Certificação Abmapro, inédita no país, em evento com a participação de mais de 150 convidados representantes de empresas industriais e varejistas, entidades setoriais e de órgãos reguladores como Anvisa, Inmetro e Procon.

A certificação que leva o nome da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (www.abmapro.com.br) foi desenvolvida pelo grupo técnico da entidade, com a participação de profissionais de empresas como Carrefour, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS, além de indústrias que participaram de pilotos. Todo o programa é baseado nas principais e mais exigentes normas nacionais e internacionais de auditoria de processos de fabricação de produtos cujas marcas levam o nome do próprio estabelecimento ou são de sua propriedade. Além de garantir ao consumidor que foram produzidos com o mais alto padrão de qualidade, a certificação diminui a burocracia para os fornecedores e fabricantes terceirizados e reduz os custos de produção, cuja economia pode até chegar ao preço final. Todos esses benefícios aumentam ainda mais a competitividade do setor de marcas próprias, que cresce ano a ano no País. Apenas em 2007, as vendas nos supermercados cresceram 27,3%, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em parceria com a Nielsen.

Antes da Certificação Abmapro, as indústrias passavam por auditorias específicas de cada varejista. A partir de agora, elas serão visitadas apenas uma vez, periodicamente, e avaliadas por meio de um check-list único e, ao receber a aprovação, terão seus processos de produção reconhecidos por todos os integrantes da cadeia de abastecimento brasileira. “Com isso, a Abmapro marca uma nova fase no controle de qualidade na fabricação de marca própria. O credenciamento dos fabricantes inclui, entre outros vários critérios, responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho”, afirma a presidente da Abmapro, Neide Montesano.

A certificação é realizada por organismos credenciados e conta com o respaldo de importantes redes varejistas como Wal-Mart e Carrefour. “O apoio que a associação recebeu é sinal de que possui credibilidade e capacidade técnica”, completa Neide. A adesão é voluntária e exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 40 empresas dos segmentos supermercadista, atacadista, de farmácias, de materiais de construção, entre outros, e de prestação de serviços terceirizados para outras indústrias.

“O setor de marca própria no Brasil tem muito potencial para crescer, e a Certificação Abmapro vem para contribuir com a qualidade e a credibilidade do negócio”, afirma Neide, ao comparar a participação do mercado nacional com a de outros países. Pesquisa recente divulgada pela entidade norte-americana Private Label Manufacturers Association (PLMA) revela que alcançam 54% na Suíça; 43% no Reino Unido, 40% na Alemanha; 34% na Espanha; 32% na França e 31% em Portugal.

Cresce número de lares consumidores de marca própria – Pesquisa divulgada no lançamento da Certificação Abmapro, mostra que o consumidor brasileiro opta cada vez mais pelos produtos de marca própria. O estudo revela o aumento – de 58%, em 2005, para 69% em 2008 – do número de domicílios em que os moradores manifestaram ter comprado mercadorias com o nome do próprio estabelecimento ou de uma marca mantida pelo varejista. O aumento de 11 pontos porcentuais nos últimos quatro anos significa que, nesse período, 4,9 milhões de famílias passaram a consumir marca própria em algum momento, alcançando 31,5 milhões de lares, equivalente a 70% de todos os domicílios. Os dados fazem parte da pesquisa “Hábitos e comportamento do consumidor de marca própria”, da LatinPanel, que mostra a evolução e as tendências do segmento no País.

Perfil: Abmapro (www.abmapro.org.br) - A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, fundada em 2006, reúne dezenas de empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.

A missão da associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores brasileiros e a comunidade acadêmica, sobre as vantagens do fenômeno “private label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista.

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