Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2008 - 07:08

IMPSA E NUCLEP celebram parceria de longo prazo na Rio Oil & Gas

O protocolo de intenções assinado na tarde de terça-feira (16/9) entre a IMPSA e a Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A), representa para a estatal brasileira mais um passo para o projeto de auto-sustentação financeira que está em curso. A parceria fechada durante a Feira Rio Oil & Gas levará a Nuclep a fornecer 4 mil toneladas de componentes hidromecânicos para a usina venezuelana de Tocoma até o início de 2012, num contrato de R$ 45 milhões.

Luís Pescarmona, diretor-geral da IMPSA no Brasil, disse que o protocolo assinado com a Nuclep é um marco para as duas empresas porque faz parte de uma integração energética do estado brasileiro com o argentino. Pescamona acrescentou que nessa parceria de fornecimento de componentes hidromecânicos da Nuclep a tecnologia é 100% latino-americana. “Toda a parte do desenho básico do projeto da usina também é 100% latino-americana. Isso é um marco estratégico para a independência tecnológica dos nossos países. Estaremos exportando produtos de alto valor agregado. Ninguém fez coisa parecida no mundo. Cada turbina construída vai gerar 280 megawatts de energia”, explica o presidente da IMPSA, empresa que atua no Brasil há 25 anos e tem 13 parques eólicos no país.

Segundo o presidente da Nuclep, Jaime Cardoso, a assinatura do protocolo é o início de um entendimento para que a empresa brasileira forneça outros equipamentos para o mercado nacional e internacional. Para atingir a meta da auto-sustentação financeira, a Nuclep, na gestão de Cardoso, mudou o perfil e saiu em busca do mercado, ampliando o campo de negócios.

”A Nuclep passa por um novo momento. Era uma empresa sub-ocupada e que agora saiu em busca do mercado e vem recebendo encomendas dos principais clientes nacionais e internacionais”, afirma Jaime Cardoso. O novo posicionamento já vem dando bons resultados. A empresa aumentou em 60% o número de empregos e hoje mantém toda a mão-de-obra ocupada. São 680 funcionários diretos e 600 terceirizados para atender os contratos de curta duração.

Aliança de longo prazo - A parceria da IMPSA com a Nuclep foi ampliada com a assinatura do protocolo de intenções para o fornecimento de equipamentos para a usina de Tocoma. Anteriormente, a estatal já havia feito negócios com a empresa argentina na área nuclear e de energia eólica. Para a usina, a Nuclep fornecerá 8 pré-distribuidores, seis anéis interiores de turbinas, 6 anéis de descarga, 6 tampas superiores intermediárias e 10 tubos geradores tipo Kaplan, que serão os maiores do mundo.

Para as duas empresas a aliança é estratégica. No caso da Nuclep, os projetos de expansão da IMPSA no Brasil – a empresa argentina vai investir R$ 2, 6 bilhões no Brasil nos próximos 36 meses – representam também a expansão de seus negócios para outros países. “Essa aliança será de longo prazo. A IMPSA é um grupo com 100 anos de existência que está muito interessado em investir no Brasil. Eles montaram escritório em São Paulo e vão direcionar a maior parte de seus investimentos para nosso país. Isso é a prova da confiança do grupo no bom momento da economia brasileira”, afirma Jaime Cardoso.

IMPSA – Institucional: A IMPSA conta com mais de 100 anos de história em soluções integrais para geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis. Está presente em 30 países nos 5 continentes, possui mais de 7.000 funcionários espalhados pelo mundo.É o 2º maior desenvolvedor de parques eólicos no Brasil, onde está presente há mais de 25 anos, com escritórios em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina.

A empresa inaugurou dia 6 de setembro de 2008, no Porto de Suape sua primeira fábrica no Brasil destinada a produzir geradores e turbinas voltadas à geração de energia eólica. Esta iniciativa representa um marco nacional na área das energias renováveis e consideradas “limpas”, o que contribuirá de forma relevante para o desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis, mais que dobrando a produção brasileira de aerogeradores. | www.impsa.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira