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20/09/2008 - 08:10

Rio mostra a cara em campanha nacional para promover turismo

Secretaria de Turismo anuncia três fóruns no interior para explicar Prodetur.

“A cara do Rio”, este é o nome da campanha de R$ 665 milhões, com 10% de contrapartida do Estado, que a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureaux (RC&VB), vai lançar até o fim do ano para promover o Rio de Janeiro e o interior do Estado em todo o território nacional.

O anúncio foi feito na manhã de 18 de setembro (quinta-feira), na reunião do Conselho Estadual de Turismo, no Salão de Reuniões da Confederação Nacional do Comércio (CNC) pelo presidente do RC&VB, Paulo Senise. Ele exibiu alguns modelos que serão utilizados na campanha, que trará, além dos atrativos tradicionais, outras vocações do Rio, como centro nacional de cultura, cosmopolitismo, lançador de moda, manifestação de folclore e gastronomia. Ilustrando as peças, aparecem lugares característicos, tipos humanos e instantâneos do cotidiano mostrando o lado descontraído e alegre da cidade.

Convocada para apresentar as ações da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer na área da promoção e execução dos projetos do Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), a reunião foi aberta pelo presidente em exercício da TurisRio, Nilo Sérgio, representando a secretária Márcia Lins, que se encontrava em outro evento. Ele afirmou que ainda este ano, a Secretaria deTurismo, Esporte e Lazer promoverá três fóruns no interior do Estado, para apresentar as ações do Prodetur previstas para as principais regiões turísticas.

Os recursos da campanha “A cara do Rio”, provenientes da Verba Descentralizada do governo federal, assim chamada a cota que a Embratur destina aos Estados para promoção nacional e internacional do turismo, será aplicada na edição de folhetos sobre o Rio e as grandes regiões turísticas do Estado, além de mapas, peças promocionais, calendários, roteiros, brindes e divulgação na mídia.

Senise explicou que pela exigüidade do tempo - (só agora os recursos deverão ser liberados) -, a campanha se concentrará em apenas três dos principais emissores de turismo para o Rio de Janeiro: São Paulo, o interior de São Paulo (com foco maior em Ribeirão Preto) e Belo Horizonte. Nos principais shoppings dessas cidades serão montados balcões de atendimento ao público onde haverá distribuição de material com informações turísticas da Capital e das regiões turísticas do interior.

A construção de cinco pontos de informação turística, a nova folhetaria, a implantação de quase uma centena de placas de sinalização turística em rodovias do interior, a promoção internacional, de que resultou farto material de mídia espontânea sobre o Rio de Janeiro foram algumas das ações da Secretaria mostradas por Nilo Sérgio.

O presidente em exercício da TurisRio lembrou também a participação na campanha para a escolha do Cristo Corcovado como uma das sete maravilhas do mundo moderno, a retomada da participação do Estado em feiras e eventos nacionais e internacionais, não apenas nos cooperados da Embratur, mas, em apresentações próprias, além das rodadas de negócio do projeto “O Rio é de vocês” , em seu 16º ano, em parceria com o Rio Convention, órgãos oficiais de turismo e iniciativa privada. Nilo Sérgio citou também a missão empresarial e governamental empreendida pelo governo do Estado, com participação da Secretaria de Turismo, à França, e mais recentemente a Londres, quando foram firmadas importantes parcerias no campo de investimentos e cooperação em vários setores.

- Uma das principais realizações da Secretaria de Turismo nesse curto período de sua criação foi, sem dúvida, a conclusão, em tempo, das obras do Pan, missão que lhe coube por determinação do governador, disse Nilo Sérgio. E seu maior legado, além dos benefícios sociais, é ter reafirmado a capacidade que o Rio tem de organizar eventos do porte dos Jogos Pan-Americanos, credenciando a cidade a vôos mais altos, concluiu.

Sobre o Prodetur, Nilo Sérgio detalhou a estrutura do programa, que concentrará suas ações nas seis regiões prioritárias do turismo fluminense, nas quais estão incluídos os cinco destinos indutores de turismo, integrantes do grupo de 65 destinos nacionais selecionados pela Embratur para promover o Brasil no exterior. O Prodetur, explicou, beneficiará dezenas de cidades do interior, com ações voltadas para a melhoria da infra-estrutura, saneamento básico, qualificação de produtos turísticos e de mão de obra.

O programa disporá de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no montante de US$ 187 milhões, com US$ 75 milhões de contrapartida do Estado. Dessa contrapartida, o governo do Estado já deu o ponto de partida, com o projeto de asfaltamento dos 8,5 km da rodovia que liga Paraty, na Costa Verde, a Cunha, no Estado de São Paulo, atendendo antiga reivindicação da região.

Da reunião participaram, entre outros, representantes das Secretarias de Segurança, Meio Ambiente e Educação, Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, ABIH-Nacional e ABIH-RJ, ABAV-RJ, ABEOC, Sindicatos de Guias de Turismo, de Hotéis, Bares e Similares do Rio de Janeiro, Sebrae, Senac, ABBTUR e ANTTUR.

Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a adesão da Agência de Desenvolvimento de Turismo-SE e da Infraero.

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