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Grupo Amanco atinge faturamento de US$ 950 milhões em 2006

A receita líquida da divisão de tubos e conexões, que representa 90% do negócio do Grupo, teve um crescimento de 23% versus o ano de 2005.

São Paulo - O Grupo Amanco, líder absoluto no segmento de tubos e conexões na América Latina e também um dos líderes mundiais neste segmento alcançou faturamento de US$ 950 milhões em 2006. A receita líquida do Grupo em dólares cresceu 16%, se comparada com o ano anterior. A performance da subsidiária brasileira, hoje foco do Grupo, foi um dos motores do crescimento, alcançando também 16% de crescimento na receita líquida em dólares.

A divisão de tubos e conexões, que representa 90% do negócio do Grupo Amanco, respondeu por um crescimento de receita líquida de 23%, comparado a 2005. Em volume, a mesma divisão comercializou 16% mais toneladas em 2006 que em 2005. A política financeira da empresa foi avaliada como conservadora pela Fitch Ratings, agência de classificação de risco, com baixa dívida, que, ao fechamento de 2006, soma 1,01 vezes o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

O presidente do Grupo Amanco, Roberto Salas, atribui esses resultados ao êxito das estratégias adotadas em toda a região: "Todas as nossas iniciativas fazem parte de um plano para consolidar a liderança do Grupo Amanco em todos os países da América Latina. No caso do Brasil, o grande desafio em 2006 foi lançar e solidificar a marca Amanco, o que fizemos com muito sucesso", afirma o executivo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto IPSOS, em agosto de 2006, passados apenas 4 meses do lançamento da marca Amanco no Brasil, os resultados impressionam: . O conhecimento da marca Amanco (brand awareness) no consolidado nacional mais que triplicou. O conhecimento da marca quintuplicou em São Paulo (passou de 10% para 54%) e cresceu oito vezes em Porto Alegre.

. A marca Amanco já se posicionou para o consumidor como sinônimo de tecnologia, inovação, liderança internacional e produtos de qualidade.

. Um terço dos consumidores recordaram espontaneamente (advertising awareness) a campanha publicitária da Amanco.

. Entre os consumidores, a preferência pela marca Amanco cresceu sete vezes.

. Três vezes mais instaladores hidráulicos reconheceram a qualidade da marca Amanco e declararam que estariam dispostos a recomendá-la a seus clientes.

. No caso dos investimentos em TV, no período de abril a dezembro de 2006, a marca Amanco conquistou 72% de share of voice, na categoria de tubos e conexões.

A associação da marca Amanco com inovação foi respaldada pelo lançamento da linha Amanco PPR , a mais moderna tecnologia para condução de água quente, que já foi adotada pelas principais construtoras do País como Gafisa, Cyrela, Schain e Goldzstein e também aplicada pelo Governo do Estado do Paraná, na construção de um hospital público. Também, em 2006, a Amanco foi eleita pela quinta vez consecutiva como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pelas Revistas Exame e Você S/A.

Como um dos líderes mundiais na fabricação e comercialização de tubos e conexões para o transporte de fluidos, principalmente água, o Grupo Amanco vem trabalhando consistentemente em pró da conscientização sobre a problemática da Água em toda a América Latina. No Brasil, organizou junto ao CEBDS, a Fundação Avina, a ANA e a WWF, o primeiro Fórum Brasileiro da Água 2006, no dia 5 de outubro de 2006, em São Paulo. Dezoito palestras ministradas por nomes expressivos no cenário brasileiro foram acompanhadas por mais de 280 participantes, em cinco diferentes painéis. Foi o primeiro encontro no País a reunir empresas privadas, ONGs, sociedade e representantes do governo em diferentes esferas para uma discussão ampla e multisetorial em torno dos desafios que envolvem a questão da água no Brasil. Neste mesmo dia, a Amanco lançou a Revista Aqua Vitae, a primeira publicação especializada sobre o tema água na América Latina.

A divisão agrícola da Amanco Brasil obteve um crescimento de 48% em vendas em 2006, comparado com o ano anterior, com o fechamento de vários contratos importantes, como por exemplo, com Del Monte Fresh Foods e Amacoco, para a irrigação de 211 hectares de plantação de abacaxis e 302 hectares de plantação de coqueiros, respectivamente.

A agricultura familiar é um dos focos para o Grupo Amanco, que sempre esteve focado no desenvolvimento sustentável, buscando resultados econômicos, sociais e ambientais. Recentemente, a Amanco Brasil anunciou um acordo assinado com a Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai) e Banco do Brasil, que prevê o financiamento de sistemas tecnológicos avançados de irrigação para pequenos produtores rurais filiados à cooperativa com preços e formas de pagamentos diferenciados. O contrato garante prazo de 36 meses para pagamento com taxas que podem variar de 3% a 8,75% ao ano. A expectativa da empresa é que outros nove acordos similares sejam efetivados ainda este ano.

Segundo Roberto Salas, CEO do Grupo Amanco, "nossa empresa está vivendo seu melhor momento. Tivemos um excelente resultado em 2006 e nossos planos para acelerar o crescimento do Grupo e consolidar nossa liderança em toda a América Latina são bastante agressivos", enfatiza Roberto Salas.

Perfil do Grupo Amanco - O Grupo Amanco é um dos líderes mundiais na fabricação e comercialização de tubos e conexões para o transporte de fluidos, principalmente água. O Grupo opera em um marco de ética, ecoeficiência e responsabilidade social. Os produtos Amanco são comercializados em 29 países e a companhia conta com 19 plantas industriais, em 14 países das Américas, com mais de sete mil colaboradores. O faturamento do Grupo Amanco em 2006 foi de US$ 950 milhões.

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