Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2008 - 09:10

Acavitis promove simpósio para discutir mercado de vinhos finos

Evento vai reunir produtores e especialistas para debater a produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.

Discutir o mercado brasileiro de vinhos é a principal proposta do III Simpósio Catarinense de Uvas e Vinhos de Altitude, promovido pela Acavitis – Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude, Sebrae/SC, Epagri, Embrapa Uva e Vinho e Prefeitura de São Joaquim. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em São Joaquim e com apoio da Fapesc, Secretaria de Estado da Agricultura e Política Rural, Udesc e UFSC, pretende debater assuntos atuais do setor, além de questões técnicas de viticultura e enologia, através de palestras com renomados especialistas da área.

Estão confirmadas as presenças dos conceituados enólogos Susana Balbo, presidente da Wines of Argentina, que vai apresentar sua visão do negócio do vinho no mercado mundial, e Adriano Miolo, da Miolo Wines Group, que vai debater o mercado brasileiro de vinhos, citando a experiência da empresa.

Certificação - A Marca Coletiva Acavitis será apresentada oficialmente durante o evento. “A Acavitis é a primeira associação de produtores de vinhos finos a buscar a certificação através da Marca Coletiva, com o objetivo de definir, desde o início, os procedimentos para obtenção de certificação de qualidade garantida e controlada dentro das suas regiões de abrangência: São Joaquim, Campos Novos e Caçador, em vinhedos acima de 900 metros de altitude”, destaca José Eduardo Bassetti, diretor administrativo da Acavitis.

Reconhecimento – A Acavitis criou a Comenda Caio Pisani, em memória e reconhecimento ao associado que tanto trabalhou para o setor vinícola catarinense. O primeiro homenageado será o fundador da Villa Francioni, Dilor Freitas. Esta homenagem póstuma deve-se à grande contribuição dada ao setor com sua obra.

Acavitis - A Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), foi criada em novembro de 2005 para difundir a qualidade da produção catarinense de vinhos finos de altitude e dar subsídios às políticas públicas do setor, além de viabilizar a qualificação e a certificação dos produtos dos seus associados e conquistar novos mercados para o vinho de altitude catarinense.

Atualmente, a associação reúne 35 empreendimentos e cerca de 160 produtores das regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Juntos, eles representam mais de 300 hectares em produção no estado. Para se associar, o produtor tem que, necessariamente, preencher três requisitos: produzir em Santa Catarina uvas do tipo Vitis vinifera (ou européia), produzir em altitude acima de 900 metros e produzir com rigoroso controle de qualidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira