Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2008 - 09:30

Instrumentais diversos e até samba agitam o clássico “Concertos Sinfônicos” da Ofes


Já é tradição. Toda última quinta-feira do mês é clássica. Os músicos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) sobem ao palco do Theatro Carlos Gomes para apresentar mais uma edição da série “Concertos Sinfônicos”. Sob regência do maestro carioca Roberto Duarte, a apresentação está marcada para as 20 horas da próxima quinta-feira (25).

Outro destaque da noite será o solista Márcio Carneiro, nome de destaque internacional, premiado no Concurso Tchaikovsky. Radicado na Alemanha há mais de 30 anos, o músico leciona nos principais festivais do mundo, como Florença, Arezzo, Sion, Flaine, Estoril, Bariloche, Santiago, Austin, Seul, Dublin, Courchevel e San Francisco.

Programa.: A “abertura em ré”, do compositor brasileiro José Maurício Nunes Garcia, morto em 1830, será executada no início da noite. O programa segue com a apresentação do “Concerto para violoncelo em ré maior”, do compositor austríaco Haydn. Escrita em 1783, é uma das significativas obras para esse instrumento, que estará sob o comando de Márcio Carneiro.

Na seqüência será apresentada a peça “O Cavalo Vermelho”, do compositor Mário Ferraro. Esta obra abre o projeto do autor chamado “Suíte Móbiles”, que prevê uma série de doze títulos para formações instrumentais diversas. Com este projeto, Ferraro propõe a si mesmo uma pesquisa sobre ritmos e timbres do Brasil, segundo uma percepção genuinamente particular. A obra foi apresentada na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro, em 2007.

Completando o programa, a Ofes executará a “Sinfonietta Seconda”, que tem o subtítulo “Carnevale”, escrita pelo compositor Ernani Aguiar. Seus movimentos são: samba, frevo, marcha rancho e escola de samba. Composta em 2002, a obra promete sacudir a platéia do teatro.

Série Concertos Sinfônicos.: Obras e J. M Nunes Garcia, Ferraro, Haydn e E. Aguiar | Regência: Maestro Roberto Duarte | Solista: Márcio Carneiro (violoncelo), no Theatro Carlos Gomes, quinta-feira (25), às 20 horas. Ingressos na bilheteria do teatro (3132 8398). Inteira: R$ 10 reais e R$ 5 reais (meia-entrada) | Informações sobre a apresentação: (27) 3345 – 9258 (C/ Karolina).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira