Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2008 - 08:55

Intertechne escolhe SolidWorks para aumentar produtividade dos engenheiros e a qualidade dos projetos

Consultoria brasileira de engenharia e projetos adquire 50 licenças do software CAD SolidWorks®; objetivo é diminuir drasticamente o tempo de projeto.

São Paulo – Especializada em projetos de obras de barragens e usinas hidrelétricas, a curitibana Intertechne acaba de fechar um contrato com a Dassault Systèmes SolidWorks Corp. para a aquisição de 50 licenças de rede do software CAD SolidWorks®, sendo que 25 delas são da versão Premium e as demais, Professional. A consultoria de engenharia destaca-se por ser uma das principais do mercado que atuam em projetos de obras civis de grande porte. A DS SolidWorks é líder no fornecimento de tecnologia para CAD 3D, oferecendo software intuitivo de alto desempenho que auxilia as equipes de engenharia e design a projetar produtos superiores em menos tempo e com menor custo.

A Intertechne vem expandindo sua operação a cada ano, tanto no mercado interno quanto externo. Para suportar esse crescimento, tinha a necessidade de aumentar a base instalada de software para projetos em 3D e 2D. “Fizemos uma pesquisa no mercado com diversos fornecedores e optamos pela solução da DS SolidWorks devido aos diversos recursos que otimizam todo o trabalho de engenharia na fase de projeto”, conta Roberto Bertol, Superintendente de Estudos Básicos da Intertechne. Uma outra ferramenta de CAD era usada pela Intertechne desde 2002, mas, agora, será trocada pelo CAD SolidWorks.

A solução será utilizada na fase de estudos preliminares pelas áreas civil, elétrica e mecânica, enquanto na fase do projeto de detalhamento será utilizada principalmente nas áreas mecânica e elétrica. Bertol calcula que, num primeiro momento, o software será usado por cerca de 100 usuários, entre engenheiros e projetistas. A empresa conta atualmente com 390 colaboradores diretos.

O negócio foi conduzido pela revenda gaúcha da DS SolidWorks, MAX3D, através de sua filial de Curitiba, e durou cerca de dois meses para ser concluído. “Foram realizadas apresentações técnicas do software e um trabalho amplo de consultoria para entender o negócio da Intertechne, visando customizar o software de acordo com as necessidades do cliente”, afirma Luis Pavão, consultor da MAX3D.

A própria DS SolidWorks também disponibilizou um profissional para auxiliar as empresas durante todo o processo. Um consultor passou três dias na Intertechne para entender como era o processo produtivo nas diferentes áreas da companhia e mostrar como a solução de CAD 3D da DS SolidWorks poderia agregar valor ao seu negócio. “Realizamos apresentações customizadas aos engenheiros e executivos do alto escalão da consultoria para mostrar a superioridade da nossa solução e os possíveis ganhos com a escolha pelo CAD SolidWorks”, diz Oscar Siqueira, country manager da fornecedora., ressaltando que, depois de tudo isso, o processo de decisão do cliente foi bastante rápido. “Já saímos de lá quase com a resposta positiva, mas a escolha veio alguns dias depois”.

Pré-implementação - O primeiro passo da DS SolidWorks e da MAX3D consistiu em adaptar a ferramenta às características específicas do negócio da Intertechne. Por outro lado, a consultoria de engenharia formou uma equipe interna para atuar com os consultores das duas empresas. “O trabalho inicial nos impressionou pela agilidade. A biblioteca de materiais, que é um importante item para o desenvolvimento de projetos, por exemplo, está sendo totalmente reconfigurada para se adequar ao banco de dados de materiais da Intertechne”, comenta Bertol.

Esse time de profissionais da Intertechne atualmente está preparando modelos completos de projetos para hidrelétricas, que são grandes montagens com mais de 400 mil componentes. Esta etapa inicial deve durar até o final de setembro e pretende definir claramente o método de trabalho da Intertechne com o CAD SolidWorks e as configurações necessárias para o software e a empresa se adaptarem mutuamente. Após seu término, o próximo passo será o treinamento dos colaboradores da Intertechne e, por fim, a liberação do uso do software em todos os projetos de mecânica e elétrica da consultoria.

Boas expectativas - Para a Intertechne, dois serão os maiores benefícios com a implementação do CAD SolidWorks: aumento da qualidade e da produtividade. “Como a solução centraliza todas as informações geométricas do projeto em uma única montagem, criando uma “maquete eletrônica” da obra como um todo, ela melhora o controle da informação e há redução da necessidade de circulação de uma grande quantidade de desenhos em 2D”, informa Bertol.

Para se ter uma idéia da complexidade desse processo, o projeto de uma usina hidrelétrica de médio porte, como a UHE São Salvador, gera, aproximadamente, 750 desenhos mecânicos, 1000 desenhos da parte de construção civil e 600 da área elétrica. Com a adoção do CAD SolidWorks, a Intertechne reduzirá a necessidade de circulação destes documentos entre as áreas para que cada profissional envolvido no projeto verifique as interfaces e faça seus comentários e ainda tenha que esperar pelos retornos para analisar cada uma das observações de seus pares. “A possibilidade de realizar o controle de interfaces em tempo real, diretamente na maquete eletrônica, vai elevar nossa produtividade em 40%, pois os dados do projeto não mais estarão distribuídos em centenas de documentos. A interface complexa leva à detecção tardia de problemas, gerando revisões e retrabalho. Com o modelo digital, pretendemos diminuir essas ações em quase 30%”, explica Bertol.

No entanto, destaca Bertol, “a principal melhoria que a Intertechne visa obter com a adoção de um modelo digital global é na qualidade de seu produto, pois a concentração de toda a informação geométrica do projeto num único modelo permite acesso direto e imediato à informação, melhorando as interfaces entre os diversos engenheiros envolvidos no projeto e reduzindo o tempo despendido em atividades de pura checagem, liberando este tempo para as atividades conceituais, que são a alma da boa engenharia”.

Perfil da Intertechne - Criada em 1987 por um grupo de engenheiros, a Intertechne é uma empresa brasileira de Consultoria de Engenharia especializada no projeto e gerenciamento da construção de barragens, obras hidráulicas e hidrelétricas e sistemas de geração e transmissão de energia elétrica. A empresa atua em todas as áreas de engenharia e projeto relacionadas com a concepção e realização de barragens e obras hidráulicas, hidrelétricas e de aproveitamento de recursos hídricos, desde pequenos empreendimentos até grandes sistemas integrados. Atualmente está consolidada como uma das principais empresas de engenharia de projeto e consultoria desse setor, atuando em uma larga esfera de empreendimentos no Brasil e no Exterior. Grandes fabricantes de equipamentos, como a Andritz, Voith-Siemens, Alstom, grandes empreendedores, como Brennand, Brascan, Alupar, Neoenergia, Brasil PCH, e construtoras, como Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, são clientes tradicionais da Intertechne.

Perfil da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. - A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.

No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. || www.solidworksbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira