Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2008 - 09:13

Abmaco promove ii encontro regional sobre materiais compósitos do nordeste

Entidade divulgará novas tecnologias para a fabricação de peças plásticas.

Abmaco - Associação Brasileira de Materiais Plásticos Compostos – promoverá, no próximo dia 1º de outubro, em Recife (PE), o 2º Encontro Regional do Nordeste. O objetivo é divulgar as novas tecnologias para a fabricação de peças em compósitos (plástico reforçado) e destacar a crescente tendência de utilização de materiais compósitos nos mercados brasileiro e mundial, aplicados nas mais diferentes atividades industriais, especialmente automobilística, aeronáutica e construção civil.

Segundo Gilmar Lima, presidente da Abmaco , o evento de Recife faz parte de um programa nacional que se estende pelos principais pólos industriais do país. “A utilização dos compósitos é cada vez mais forte no Brasil e no mundo pelos benefícios e vantagens que proporciona, como peso reduzido, flexibilidade de designer e baixo custo. O programa foi criado para disseminar as tendências do mercado de materiais compósitos”, explica o executivo.

No evento de Recife, engenheiros e técnicos especializados do Nordeste abordarão a forte evolução da aplicação dos compósitos nos mais diferentes setores industriais. No Brasil, somente em 2007 o aumento foi de 20% com a geração de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. O Nordeste é uma região em desenvolvimento e muito importante no contexto nacional.

As empresas que mais se dedicam à utilização de compósitos estão concentradas nas regiões Sudeste, com 58%; Sul, com 28%, e Nordeste, com 9%. No Centro-Oeste o uso de compósitos foi de 4%, enquanto a região Norte apresentou apenas 1%. “A utilização dos compósitos ainda é nova no Nordeste. Iniciativas como este encontro trarão subsídios para o crescimento deste mercado na região. Uma melhor formação profissional é a maior ferramenta para que a região alcance o desenvolvimento que tem conseguido nos mais diversos nichos industriais”, finaliza Gilmar Lima.

Construção civil, saneamento básico, petroquímico, eletroeletrônico, lazer e transportes aéreo, automotivo e náutico são alguns segmentos que apresentam grande crescimento na utilização de compósitos, pela grande resistência, durabilidade, flexibilidade e menores peso e custo que outros materiais.

O mercado de compósitos apresentou evolução aproximada de 20% em 2007, com a produção de 144 mil toneladas. A construção civil, com 38%, liderou a utilização desse material para a produção de coberturas, perfis, tanques, piscinas, caixas d’água, banheiras e telhas. Em segundo lugar posicionou-se o setor de transporte (automotivo, aéreo, marítimo e ferroviário), com 22%, seguido por distribuição (19%), saneamento básico e industrial (9%) e náutico, elétrico, telecomunicação, vestuário e acessórios com 3%.

O evento acontece no dia 1aº de outubro, das 8 às 18 horas, no Hotel Recife - Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife (PE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira