Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2008 - 10:03

XIII Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança


Chefs de todo país se reúnem em Búzios para discutir ações para 2009 e a programação de aniversário da associação que completa 15 anos valorizando e divulgando a gastronomia nacional.

O badalado balneário de Búzios, no Rio de Janeiro, recebe até 24 de setembro os mais renomados chefs da cozinha brasileira durante o 13º Congresso Nacional da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). O Congresso irá discutir, entre outros assuntos, a programação dos 15 anos da ARBL, comemorados em março de 2009. Para encerrar o evento, um jantar beneficente com menu exclusivo, desenvolvido pelos chefs da associação, terá renda revertida para a APAE-Búzios.

Na busca constante pela qualidade, a ARBL realiza o congresso todos os anos com a intenção de promover debates sobre eventos e projetos com o intuito de consolidar a gastronomia no Brasil e assuntos relativos à Associação, como a aprovação de novos restaurantes. “Este ano, teremos a oportunidade única de todos os associados definirem as ações dos 15 anos da instituição”, destaca César Santos, presidente da ARBL e chef e proprietário do restaurante Oficina do Sabor, em Olinda (PE).

O principal objetivo da associação é trabalhar a união dos restaurantes de várias partes do país, sem preconceitos de origens e sabores, descentralizando o foco da gastronomia nacional, antes muito voltado para o eixo Rio - São Paulo. Além disso, a ARBL colocou o país na alta roda da gastronomia internacional. “Após a criação dos pratos de cerâmica da Boa Lembrança, a nossa culinária passou a ser encarada como arte”, explica César Santos, um dos principais embaixadores da cozinha brasileira no mundo.

Com o apoio da Embratur, o Congresso conta também com a participação de jornalistas estrangeiros que vêm ao país conhecer a gastronomia local e promover um circuito turístico e gastronômico no Brasil. A cidade de Búzios, sede deste ano, tem um dos 87 restaurantes associados à ARBL: o Sawasdee, de cozinha tailandesa, do chef Marcos Sodré.

Para encerrar, no dia 24, como de praxe em todos os anos, acontece o jantar beneficente, no Hotel Atlântico. Nesta edição, quatro chefs vão dividir as panelas, receitas, temperos e aromas para preparar o jantar exclusivo: Thomas Troisgros (Bistrô 66/ RJ, Carpaccio de Shiitake), Fabiano de Almeida (Jardim Secreto/ RJ, Capelli d’Angelo ai gamberi e pomodorini), Ana Bueno (Banana da Terra/ Paraty, Lombo de robalo com manteiga de alho e ervas e banana da terra) e Dulce Helena (Le Foyer/ Campos do Jordão; fará a sobremesa que ainda não está definida).

Mas, o prato principal é a solidariedade. São esperadas 150 pessoas para o jantar beneficente, por R$150 o convite, que inclui o menu degustação, vinhos harmonizados e o prato de cerâmica da ARBL criado especialmente para a ocasião e muito disputado pelos colecionadores. A renda será revertida para a APAE-Búzios.

Perfil da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança - Há quase 15 anos, nascia no Brasil a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Tudo começou com a intenção de integrar a gastronomia brasileira com suas mais diversas origens e influências. A entidade foi criada pelo chef italiano Danio Braga, proprietário do restaurante Locanda della Mimosa, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e foi inspirada na Unione Ristoranti Del Buono Ricordo, conceituada instituição que existe na Itália há mais de 30 anos.

Danio Braga repetiu na ARBL um hábito do seu país de origem – oferecer algo que pudesse ser levado como recordação do restaurante. Ele começou a peregrinação em busca de alguém que compartilhasse sua idéia. “Demorei alguns anos, mas acabei encontrando o artista Henrique Van Erven Lage. Sentamos diante de um cálice de vinho e chegamos à resposta. Teríamos que fazer pratos lindos, ainda mais bonitos do que os da minha região Emilia Romagna, terra das melhores cerâmicas da Itália”, conta. Essa peça passaria a ser chamada de Prato da Boa Lembrança.

Dessa forma, o cliente, após saborear o prato com a receita da Boa Lembrança da casa, recebe um prato de cerâmica pintado à mão com desenhos que lembram os ingredientes utilizados no preparo. A peça não custa nada para o cliente que paga apenas pela refeição.

As casas associadas têm o compromisso de mudar o prato da Boa Lembrança todo ano, tanto o modelo e desenho, como a receita. Anualmente, a cerâmica que fabrica com exclusividade os pratos, produz cerca de 100 mil peças que vão parar na casa dos gourmets. O prato da Boa Lembrança acabou se tornando a estrela da Associação. Muito mais do que um brinde, o “mimo” ganhou fama e fãs em todo Brasil. Muitos colecionadores viajam pelo país em busca do objeto de desejo e trocam modelos através do Clube do Colecionador dos Pratos da Boa Lembrança.

Além do prato, os colecionadores ganham um passaporte que, a cada 12 visitas aos restaurantes associados, dá direito a um presente oferecido pela ARBL. Em 2008, o brinde é um kit com três garrafas do espumante italiano Cuvée Astoria Lounge.

Ao longo do ano, a associação promove ainda diversos festivais gastronômicos, sendo o Rio Bom de Mesa, o São Paulo Bom de Mesa e o Festival Gastronômico de Pernambuco os mais celebrados. Para os gourmets interessados em saber mais sobre culinária e alguns dos ingredientes mais presentes na cozinha brasileira, a ARBL desenvolveu junto com a crítica de gastronomia Danusia Barbara e a editora Senac Rio a coleção de livros Aromas e Sabores da Boa Lembrança, que já conta com os temas Tomate, Feijão, Berinjela, Porco e Batata.

XIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, até 24 de setembro, no Hotel Atlântico, na Estrada da Usina 294 - Morro do Humaitá - Armação dos Búzios - RJ – Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira