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23/09/2008 - 10:35

Citation Columbus receberá motor mais ecologicamente correto da nova linha da Pratt & Whitney


A previsão de certificação da FAA é para o final de 2013, iniciando as entregas em 2014. A aeronave fará viagens intercontinentais em altas velocidades e sob quaisquer condições. O Citation Columbus será o único avião do mercado com autonomia para 7.408 km ( 4 mil milhas náuticas), numa velocidade de cruzeiro de 904 km/hora. Comprimento de pista para decolagem com peso máximo: 1.646 metros

O Columbus estreará o motor PW810C da Pratt & Whitney Canadá, o motor de consumo mais eficiente e mais ecologicamente correto do mercado. A família de motores PurePower PW800 oferecerá melhoramentos de dois dígitos em queima de combustível, emissões ao meio ambiente, barulho do motor e custos de operação. A Pratt & Whitney anunciou a linha de motores PurePower em um evento de inauguração no Farnbourough International Airshow, nos redores de Londres, Inglaterra, onde a Cessna exibiu um modelo em tamanho real do Citation Columbus.

Agregando sistemas avançados de ventilador, compressor, turbina, e de combustão a baixas emissões, o PW810C entregará um consumo de combustível excepcional, capacidade futura de aumento na tração, e desempenho ecológico aprimorado. Já estão sendo realizados trabalhos de design detalhados e preparações avançadas para a produção. Os engenheiros da Pratt & Whitney Canadá estão dando início ao design detalhado de vários componentes em colaboração com seus fornecedores e outros parceiros.

Novos parceiros - Enquanto o design do Citation Columbus continua a tomar forma, as melhores indústrias aeroespaciais estão se unindo à equipe Columbus. A Cessna anunciou recentemente que a Argo-Tech Corporation, baseada na Califórnia, e o segmento de negócios da Easton Corporation realizarão o design e a produção do sistema de combustível para o Columbus. Esse será o primeiro sistema de combustível completo que a companhia entregará à Cessna, apesar de a Argo-Tech já ter fornecido componentes de combustível para diversos Citation. Liebherr Aerospace também embarcou na equipe como o fornecedor do sistema de ambiente de cabine.

A Cessna já havia anunciado acordos com a Spirit AeroSistems Inc. para a fuselagem e com a Spirit AeroSystems Europe para a empenagem. A Cessna escolheu a Divisão de Controle de Sistemas da Parker Aerospace para fazer o design e fabricação do sistema de controle de vôo Model 850. É a primeira aeronave a ser equipada com um sistema de controle fly-by-wire híbrido desenvolvido pela Cessna, que opera junto à ativação hidráulica convencional para aprimorar as capacidades de segurança e desempenho.

A Rockwell Collins irá fornecer seu novo sistema de aviônicos Pro Line Fusion, e a Vought Aircraft Industries de Dallas irá desenhar e produzir a asa do Columbus. O Citation X da Cessna atualmente usa montagens de painel superior e inferior de asa fabricadas nas instalações da Vought em Nashville, onde também será realizada a fabricação da asa do Columbus. Um setor da Goodrich Corporation baseada em Ontário, Canadá, tem um contrato pelo design e fabricação do trem de pouso do Columbus. Muitos jatos executivos da Cessna possuem rodas e freios da Goodrich.

Fase de testes - Após uma série de sete testes em túnel de vento realizados em três locais nos EUA e Europa, membros do Grupo de Aerodinâmica da Cessna concluíram as fases finais dos testes no Túnel de Vento de Baixa Velocidade de San Diego, na Califórnia. Apesar de serem necessários vários meses para analisar todos os dados coletados, o gerente-sênior de Aerodinâmica e Análise de Novos Produtos da Cessna, Greg Rincker, não relatou surpresas e os dados preliminares de desempenho foram confirmados.

No Túnel de Vento de Baixa Velocidade de San Diego, técnicos da Cessna utilizaram um modelo completo do Citation Columbus que gerou dados para os ajustes precisos dos atributos em baixa velocidade. As qualidades de desempenho e manuseio nesses testes de baixa velocidade comprovaram as estimativas. No túnel de vento do Laboratório Francês de Aeroespaço ONERA próximo de Toulouse, o Grupo de Aerodinâmica utilizou um modelo de meia envergadura do Columbus, pesando aproximadamente 1.120 kg e o maior jamais testado pela Cessna, para gerar dados de baixa velocidade em condições típicas de operação de vôos. Os testes de túnel de vento em alta velocidade foram realizados na Aircraft Research Association (ARA) em Bedford, na Inglaterra.

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