Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2008 - 10:36

Inverno exige mais atenção com os filtros de ar

Período seco pode causar problemas para os filtros de ar dos veículos

A falta de chuvas durante o inverno causa o aumento da poluição, piorando a qualidade do ar dos grandes centros urbanos. A população sofre com esse efeito climático precisando, inclusive, de tratamento médico. Porém, não são somente as pessoas que precisam de cuidados na estação mais seca do ano. Os carros também merecem atenção nesse período, principalmente, os filtros de ar. Responsáveis por reter as impurezas, evitando que o motor aspire e devolva um ar contaminado, este componente, se saturado.

Cada montadora especifica uma quilometragem para a troca de filtros, mas, em média, eles são trocados a cada dez mil quilômetros. Para isso devem-se levar em consideração as condições do ambiente que o veículo está inserido. Segundo Jair Silva, Supervisor de Serviços, da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, “devemos sempre estudar as condições do ambiente que o veículo opera como, por exemplo, os que trafegam em regiões de grande concentração de poluição, terão o tempo de vida de seus filtros, reduzidos em relação aos demais”.

Mas se o filtro de ar saturar, o veículo dará sinais como o aumento do consumo de combustível, perda de potência, ou ainda dos níveis de emissão de poluentes e pelo forte odor emitido pelo escapamento. Em alguns veículos da linha média e pesada, existe um indicador de restrições no filtro de ar que alerta o condutor sobre a necessidade da troca. “Atualmente, os filtros são todos descartáveis. Não existe manutenção e o ideal é fazer a troca dentro do período recomendável pela montadora”, explica Jair Silva.

Perfil da Affinia: Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% de distribuição. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o DENATRAN, CET e SENAI-SP lança a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar. || www.affinia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira