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24/09/2008 - 08:52

Rio de Janeiro estrela campanha publicitária do Brasil no exterior


Pão de Açúcar, Ano Novo e Carnaval são os produtos turísticos da cidade retratados na campanha mundial lançada em Nova York no dia 22 de setembro (segunda-feira), pelo presidente Lula e pelo ministro do Turismo Luiz Barretto. Peças publicitárias vão destacar diversidade do País e serão veiculadas em 12 países até junho de 2010

História e modernidade, aventura e gastronomia, cultura e praia, grandes eventos e Floresta Amazônica. O turista estrangeiro pode encontrar tudo isso e muito mais na sua próxima viagem internacional – e esse lugar é o Brasil.

Nesse contexto, o Rio de Janeiro, um dos principais ícones do País no exterior, é um dos destinos retratados na campanha “Brasil, Sensacional”, lançada no dia 22, em Nova York (Estados Unidos), pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A cidade está representada pelo Pão de Açúcar, comemoração de Ano Novo e Carnaval.

“Nos próximos dez ou quinze anos, o Brasil será um dos expoentes do turismo no mundo. O governo já está investindo em infra-estrutura para garantir todas as condições para o turista que vem visitar nosso país”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento.

Em seu discurso, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, destacou que esse é um momento “especial” para lançar a campanha: “Temos a entrada em operação de novos vôos dos Estados Unidos para o Brasil, inclusive para novos destinos no Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza”. Em sua avaliação, as novas ligações vão permitir uma diversificação nos portões de entrada no Brasil, ajudando a desenvolver o turismo em regiões como o Nordeste, que podem receber, agora, um turista de alta renda, como o norte-americano.

Presente no lançamento, a secretária estadual de Turismo Márcia Lins pôde conferir peças que serão veiculadas, a partir deste mês, em televisão, mídia impressa, internet e mobiliário urbano em 12 países (leia abaixo). A campanha completa segue até junho de 2010, com um investimento total de US$ 88 milhões.

“O principal objetivo da campanha é atrair ao Brasil mais visitantes estrangeiros, que gastem mais e visitem destinos variados, contribuindo para o incremento da entrada de divisas no País, além da geração de empregos e desenvolvimento regional”, salientou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Conceito da campanha – Batizada de “Brasil, Sensacional”, a ação publicitária mostra a diversidade do País, destino onde o turista é capaz de vivenciar experiências ricas e únicas. O conceito foi desenvolvido a partir de pesquisa da Vox Populi, para o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional (o estudo orienta a promoção do País no exterior), que mostra que 84,4% dos estrangeiros que visitam o Brasil têm suas expectativas em relação à viagem superadas, 86% expressam intenção de voltar e 94% dizem recomendar o País para amigos.

Todas as peças apresentam a combinação de pares de destinos (leia abaixo): um deles já conhecido no exterior e outro ainda pouco conhecido ou desconhecido. A idéia é apresentar, por meio de personagens-turistas que circulam por esses cenários, a diversidade dos produtos e destinos turísticos brasileiros que podem ser combinados em uma mesma viagem.

Com foco principal em público final, as peças serão vistas em veículos como o canal de notícias “CNN”, os jornais norte-americano “The New York Times”, o espanhol “El Pais” e o argentino “La Nación”; publicações especializadas, a exemplo da revista “Condè Nast Traveller” e das revistas de bordo das principais companhias aéreas como a “KLM Magazine”.

Mídia importante na estratégia da campanha, a Internet é contemplada com peças em sites de viagens, como o inglês www.expedia.co.uk, além de contar com diversas outras ações. Já em mobiliário urbano (como ônibus, metrô e outdoors), o Brasil vai “envelopar” ônibus de dois andares em Manhattan (quatro estavam em circulação hoje) e ainda se fixar em diversos outros pontos ao redor do mundo.

Todas as peças foram produzidas de acordo com interesses específicos de cada país onde a campanha será veiculada.

Estratégia global – A campanha é um dos pilares da ofensiva promocional, desenvolvida pela Embratur, para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. A ação contempla ainda o lançamento, nos próximos meses, de um novo estande para participação em feiras internacionais de turismo, renovação de material promocional com utilização de matéria-prima reciclável, ações específicas de comunicação com o mercado turístico e trabalho permanente de relações públicas em países prioritários para a promoção internacional do Brasil.

Informações adicionais - Países onde a campanha será veiculada: Estados Unidos e Canadá; Argentina, Chile e Peru; Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal (o Nordeste conta com reforço de divulgação nesses últimos dois países, por meio de parceria entre Embratur e Comissão de Turismo Integrado do Nordeste)

Estados inseridos na primeira fase: destinos de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal (até o final da campanha, outros destinos serão incluídos, promovendo demais estados recomendados pelo Plano Aquarela para promoção internacional)

Foto: Carnaval do Rio em uma das peças da campanha "Brasil, Sensacional" (www.embratur.gov.br).

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