Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2008 - 09:02

Atlantis implanta sistema de vídeo-monitoramento em São Leopoldo

São Paulo – Para garantir a segurança pública e coibir delitos no perímetro urbano, o município de São Leopoldo (RS) – localizado na região metropolitana de Porto Alegre e com cerca de 210 mil habitantes – criou neste ano o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). O projeto foi realizado pela integradora Atlantis, empresa especializada serviços e soluções na área de Telecomunicações e Sistemas de Segurança e contratada via licitação pela Prefeitura de São Leopoldo.

A cidade já colhe os benefícios do abrangente sistema de vídeo-monitoramento, em projeto iniciado em fevereiro deste ano com 27 câmeras do modelo AXIS 233D: os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da cidade, um terço deles no Centro e o restante nos bairros.

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp), assinou dois convênios no valor de R$ 2,2 milhões com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) para garantir investimentos na manutenção desta e de outras medidas no combate à violência.

O objetivo do SIM, segundo relata Carlos Sant’ana, titular da Semusp, é reduzir delitos como furtos e roubos de veículos, bem como prevenir ações criminosas. “Com a participação da comunidade para ajudar na indicação dos locais para instalação do equipamento, teremos um maior poder de fiscalização, auxiliando as ações da Brigada Militar e da Polícia Civil”, enfatiza.

A central de controle do sistema de vídeo-monitoramento funciona junto à Secretaria Municipal de Obras e conta com a supervisão da equipe de operação técnica formada por agentes de trânsito, guardas municipais e da Brigada Militar. Todos eles passaram por uma semana de treinamento, realizado pela própria Atlantis.

Ainda de acordo com Sant’ana, os benefícios nestes primeiros sete meses de funcionamento das câmeras já são sentidos pela população. “O número de delitos, principalmente os relacionados a furtos a pedestres e carros, diminuiu consideravelmente. Além disso, os próprios moradores da cidade têm relatado um maior sentimento de segurança nos locais onde estão instaladas as câmeras”, destaca o Secretário de Segurança.

Tecnologia – A infra-estrutura de rede, implantada pela Atlantis para tornar o sistema de vídeo-monitoramento viável, utiliza tecnologia Wireless com equipamentos ponto-a-ponto e ponto-multiponto (5,8 GHz).

O vídeo-monitoramento é composto por câmeras IP da fabricante sueca Axis Communications do modelo 233D, que geram imagens em alta definição, independentemente das condições de luminosidade. Possui zoom de até 35 vezes, além de movimentos pan/tilt, possibilitando nível de detalhe para a identificação, por exemplo, de placas de automóveis e reconhecimento facial. As câmeras são equipadas com cúpula protetora, resistente a vandalismo, condições climáticas adversas e desgaste do tempo.

Perfil da Atlantis Tecnologia - Fundada em 2001, na cidade de Porto Alegre (RS), a Atlantis é uma empresa provedora de serviços e soluções na área de Telecomunicações e Sistemas de Segurança.

A Atlantis é habilitada a prover todos os serviços necessários para criar as redes de telecomunicação: desde a concepção do projeto até a instalação do meio de transmissão, infra-estrutura, equipamentos, treinamento das equipes e manutenção do sistema. A empresa também projeta e executa a infra-estrutura para redes multi-serviço, que integram voz, dados e imagem, principalmente para criação das chamadas “cidades digitais”.

Dentre os principais clientes da Atlantis, estão: Secretaria de Justiça, Porto e Hidrovias (RS); Justiça Federal de Santa Catarina; Procergs; Procempa; Concepa; Hospital de Clínicas – PAE e várias Prefeituras da região Sul (Gramado; Santo Ângelo; Osório; Novo Hamburgo, Carazinho, Passo Fundo, Três Coroas, Esteio, São Leopoldo, Erechim), além de Paragominas (PA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira