Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2008 - 09:14

Simpósio internacional debate inclusão de portadores de deficiência múltipla e surdocegueira

Realizado pela ADefAV/ CRIFES, o evento tem como objetivo propor ações para prevenção e inclusão educacional e social.

São Paulo - Em comemoração ao seu 25° aniversário, ADefAV/CRIFES - Centro de Recursos para a Inclusão na Família, Escola e Sociedade para pessoas com surdocegueira, deficiência visual e múltipla promove, entre os dias 9 e 11 de outubro, o I Simpósio Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla (SISDEM). O evento, que acontece no Campus Luis Góes da Universidade Paulista (Unip), terá como tema “Inclusão social: interfaces entre educação, saúde e políticas públicas”.

O objetivo é reunir pessoas com deficiências, familiares, profissionais e estudantes da educação, saúde, áreas afins, terceiro setor e órgãos públicos para discutir assuntos relacionados à surdocegueira e deficiência múltipla. Pretende-se ainda difundir conhecimento científico, por meio de uma parceria com o Instituto VIDI – Visão e Desenvolvimento e a Sociedade Brasileira de Visão Sub Normal, além de propor sugestões e ações para a prevenção e a inclusão educacional e social.

Segundo dados recentes do Censo Escolar (MEC/Inep), houve um aumento significativo na política de inclusão em escolas regulares brasileiras, cujo número de matrículas de portadores de deficiência passou de 20,1% em 2001 para 46,4% em 2006. Esse levantamento revelou ainda que a deficiência múltipla é a terceira maior incidência de matrículas (74.605) nas instituições de ensino, sendo 79% em classes especiais e 20% em escolas comuns. Já as inscrições de portadores de surdocegueira em 2006 somam 2.718, número este que sofreu um aumento de 141% em relação a 2005. Desse total, 19% estão matriculados em classes especiais e 80% em comuns.

“Embora os dados apontem que a deficiência múltipla seja a terceira incidência de matrículas nas escolas é preciso analisar a questão com cuidado. No entanto, para essa criança, estar matriculada não significa estar incluída porque é imprescindível que se atenda as necessidades específicas individuais”, avalia a diretora técnica da ADefAV, Maria Aparecida Cormedi.

Diante desse quadro e da necessidade de atendimentos médicos e educacionais especializados, o simpósio tratará da comunicação, aprendizagem, locomoção e adequações de ambientes, equipamentos e materiais voltados para pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla. O evento abordará ainda questões como orientação e capacitação familiar, formação continuada de profissionais e integração do sistema de saúde com o educacional.

Durante o encontro, serão realizados conferências, mini-cursos e workshops para familiares. Haverá ainda apresentações e atividades com temas ligados a prematuridade, deficiência múltipla e avaliação funcional, coordenadas por grupos de oftalmologistas especializados em baixa visão, oftalmopediatras e neonatologistas.

O evento tem o apoio da Unip e do Programa Hilton Perkins para a América Latina da Perkins School for the Blind, dos Estados Unidos.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas pelos telefones 2273-9333 / 3571-9515. Mais informações através do e-mail [email protected] ou pelos sites www.adefav.org.br / www.sisdem2008.com.br .

I Simpósio Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla (SISDEM), de 9 a 11 de outubro, das 8h às 18h, Campus Unip Luis Góes (Rua Luis Góes n° 2.211 – Mirandópolis – São Paulo)

Perfil da AdefAV - A ADefAV/CRIFES - Centro de Recursos para a Inclusão na Família, Escola e Sociedade é uma organização filantrópica reconhecida no terceiro setor pelo trabalho que desenvolve em prol da inclusão na família, escola e sociedade de crianças, jovens e adultos com surdocegueira e deficiência visual e múltipla. Fundada em 1983 e situada em São Paulo (SP), a ADefAV/CRIFES também é reconhecida pelas consultorias e cursos de capacitação pedagógicos e terapêuticos que desenvolve para profissionais e comunidades brasileiras e latino-americanas, com o apoio técnico do Programa Hilton/Perkins para a América Latina, da Perkins School for the Blind (EUA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira