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24/09/2008 - 09:40

Secom, Ministério das Cidades e Denatran lançam campanha criada pela 141 SoHo Square


“Se for dirigir, não beba! Viver essa é a Lei”.

Movimento de mudança dá o tom da nova comunicação do Governo Federal. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom, o Ministério das Cidades e o Denatran estréiam semana que vem campanha criada pela agência 141 SoHo Square, com o mote criativo: “Se for dirigir, não beba. Viver essa é a Lei”.

A Campanha é destinada a conscientizar os brasileiros sobre a importância de não dirigir sob os efeitos do álcool, de forma educativa e descontraída. A 141 SoHo Square foi selecionada pela Secom (Secretaria de Comunicações da Presidência da República) entre as três agências que a atendem para criar a campanha.

Toda gravada em pós-produção, com uma linguagem inovadora para o governo, a campanha busca deixar claro que não é proibido beber no país e sim associar este hábito com a direção. Esclarece também que a medida foi proposta pela sociedade civil antes de ser alvo de projeto de lei.

Um consistente plano de mídia prevê veiculação a partir do dia 21 de setembro em todo o Brasil, com muita exposição em TV aberta (3 filmes) e também a cabo, cinema, rádio, mídia alternativa (busdoor/ bustv/ metrô), além de intenso e diferenciado tráfego na Internet. Será de muita visibilidade, tanto pelas táticas como pela objetividade da solução criativa.

Luiz Tastaldi, Diretor Geral de Criação da 141 SoHo Square, explica que a campanha utiliza linguagem moderna e lúdica, por meio de animação, para contar que o amadurecimento da sociedade sempre gera uma mudança positiva no comportamento coletivo e que isso pode ser refletido também no tocante à questão “beber X dirigir”.

Segundo Tastaldi, a idéia é que, ao incentivar o olhar sobre o outro, as pessoas se mobilizem por enxergar que elas próprias podem ser atingidas pela irresponsabilidade alheia. “As pessoas não gostam de se sentir cerceadas. Por isso, tivemos o cuidado de reforçar na campanha que a lei não proíbe o direito de ir e vir. A lei impede é que esse direito individual interfira nos direitos coletivos, no direito do outro ter sua integridade física assegurada, no direito à vida”, completa o criativo.

Os filmes, que começaram a ser veiculados neste domingo, encerram com a seguinte reflexão: “Ainda bem que a pessoas mudam, né? Mude você também. Se for beber, não dirija. Viver: essa é a lei.”.

A Lei 11.705, que entrou em vigor no dia 19 de junho, introduziu modificações importantes no Código Brasileiro de Trânsito ao punir com sanções penais e administrativas todo aquele que for pego dirigindo após consumir a partir de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue. No entanto, o propósito da comunicação não é banir o direito ao divertimento e, sim, evitar a irresponsabilidade no trânsito, quesito que faz do Brasil um campeão mundial, com cerca de 1,5 milhão de acidentes, 35 mil mortes e 400 mil feridos ou inválidos anualmente. Os registros indicam que metade deles estavam associados à combinação de álcool e direção e que metade das vitimas fatais estava alcoolizada.

A criação é de Luiz Tastaldi, Fábio Pinheiro, Luiz Musa, Toninho Eusébio, Fabrício Batista, Rodrigo Fernandes e Thiago Diniz, sob a Direção de Criação de Tastaldi, Pinheiro e Euzébio.

O atendimento à Secom é liderado pela Sara Rozemberg e fazem parte da equipe: Viviane Oliveira, Thiago Botafogo e Bárbara Gomide.

Cliente: Secretaria de Comunicações da Presidência da República (Secom) | Agência: 141 SoHo Square | Campanha: “Se for dirigir, não beba. Viver essa é a Lei” | Produto: Institucional | Direção de criação: Luiz Tastaldi, Fábio Pinheiro e Toninho Euzébio | Criação: Luiz Tastaldi, Fábio Pinheiro, Luiz Musa, Toninho Euzébio, Rodrigo Fernandes, Fabrício Batista, Tiago Diniz | Produtora do filme: Circus | Diretor: Produtora de Som: Satélite | Direção de Planejamento: Paula Queiroz | Direção de mídia: Mavi Paiva | Produção e direção de RTV: Adriano Carvalho | Atendimento: Sara Rozemberg, Viviane Oliveira, Thiago Botafogo e Bárbara Gomide | Aprovação do cliente: equipes da Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República, Ministério das Cidades e Denatran.

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