Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2008 - 10:18

Especializado na formação de líderes, o coach está cada vez mais presente nas empresas

Por trás de um grande time, há sempre um grande técnico. Além do esporte, a máxima se aplica também ao mundo dos negócios. As melhores empresas brasileiras estão despertando para a importância do acompanhamento e orientação de seus funcionários estratégicos. Com o coaching, ou treinamento especializado, gerentes, diretores e presidentes recebem auxílio para aprimorarem seu desempenho, para se tornarem líderes. A opção garante à empresa mais resultados e cumprimento de metas importantes para o crescimento do negócio.

Ainda não são todas as empresas brasileiras que despertaram para esta prática que está incluída no roll de ferramentas da Gestão de Pessoas, já nos Estados Unidos 90% dos executivos já tiveram seu Coach e buscariam novamente quando necessário por acreditar na sua eficácia. Os melhores e mais bem-sucedidos exemplos ainda vêm das multinacionais, que chegam a contar com coachs em cada nível de hierarquia para desenvolver plenamente as competências dos colaboradores. É notável o crescimento no número de interessados em conhecer o processo e de experimentar os frutos da atuação do coach, ou "técnico" especializado em conduzir o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões e definir ações.

Para a consultora Carolina Linhares, da Neo Linhares, empresa catarinense especializada nesta prática, este é um processo que envolve pesquisa e reflexão do cotidiano da empresa, por isso exige mais atenção no ouvir que no falar. “O coach recebe toda a impressão do colaborador sobre os processos da empresa, daí a importância de contribuir para que os mesmos desenvolvam a capacidade de agir, de realizar ações em direção a objetivos, metas e desejos”, explica.

Um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group com 178 executivos brasileiros, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), acaba de justificar ainda mais a atuação dos coaches no País. De acordo com a pesquisa, a gestão dos talentos ainda é o maior desafio dos departamentos de RH das empresas. O relatório, apresentado recentemente, foi realizado também com executivos de RH e de outras áreas em mais 82 países e visou traçar e identificar os desafios e as prioridades da gestão de pessoas até 2015.

A mais significativa descoberta do levantamento é que os três maiores desafios globais são os mesmos, tanto para os executivos de RH como para os de outras áreas: atrair, gerenciar e reter talentos internamente; equilibrar a vida pessoal com a vida profissional e desenvolver e aperfeiçoar as lideranças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira