Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 09:48

Tecnologia da Veotex transmite em tempo real imagens do Campeonato de Planadores em São Paulo

Pela primeira vez, no Brasil, o esporte planador terá transmissão ao vivo, por meio de câmeras instaladas nas aeronaves.

A tecnologia inovadora da Veotex será usada pela operadora Oi para transmitir ao vivo, no Portal Mundo Oi, as manobras radicais dos planadores no 50° Campeonato Brasileiro de Planadores, que acontece na cidade de Bebedouro, São Paulo, até 04 de outubro. Serão 20 câmeras instaladas em 10 planadores durante todo o evento. Algumas câmeras serão instaladas na parte de dentro focando o piloto e outras na parte externa, acompanhado o percurso da prova. Mais de 70 pilotos devem participar do campeonato.

Pioneira no país, a tecnologia da Veotex, batizada de VIU (Veotex Image Unit), é capaz de transmitir em tempo real imagens captadas pelas câmeras, por meio de um chip de celular. Além de não precisar de infra-estrutura de fibra óptica ou cabos para transmitir as imagens das câmeras nas aeronaves, o sistema é capaz de compactar estas imagens sem perder qualidade.

Pela primeira vez no país, no esporte planador, a transmissão será feita ao vivo com câmeras instaladas nas aeronaves. Antes do Brasil, essa transmissão já foi realizada apenas na Nova Zelândia, na Oceania. O presidente da Veotex, Cláudio Gaspari, acredita que essa transmissão em tempo real, sem fio, com câmeras móveis pode revolucionar não só o esporte, mas qualquer outra atividade que exija realismo. “Esse é um recurso que pode ser usado em diversas finalidades e está inovando as formas de monitoramento de imagem”, explica.

A expectativa para os organizadores do evento é que a transmissão seja um sucesso, “já que é a primeira vez no Brasil em que serão mostrados, ao vivo, todos os momentos da prova de dentro da aeronave”, explica Ângelo Sérgio Hermini, diretor-social da FBVV (Federação Brasileira de Vôo a Vela).

Desenvolvimento - A tecnologia da Veotex foi desenvolvida pelo engenheiro mineiro Roberto Fernandino, um dos sócios da Veotex. Ele criou o equipamento VIU, com dimensões menores que as de um aparelho de DVD convencional capaz de compactar quatro vezes mais as imagens captadas pelas câmeras, se comparado aos outros equipamentos utilizados no mercado. Com isto, é possível conseguir um desempenho de transmissão extremamente alto (cerca de 10 quadros por segundo) em bandas muito restritas, como nos canais de dados dos sistemas celulares. Com pequena quantidade de bits, as imagens podem ser transmitidas por meio de um chip de dados de qualquer operadora, instalado no equipamento, atuando sem nenhuma restrição em qualquer sistema disponível, seja CDMA, GPRS ou mesmo o mais recente 3G.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira