Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 09:49

Nokia Siemens Networks dá a largada para a expedição “Conectando o Brasil“


Companhia e parceiros vão demonstrar solução de telecomunicações auto-sustentável.

Em parceria com a Oi, Nokia, HUGHES e Intelsat, a Nokia Siemens Networks realiza expedição que demonstrará o acesso à telefonia celular e à Internet em regiões carentes, de modo economicamente auto-sustentável.

A Nokia Siemens Networks inicia hoje um projeto, em parceria com a Oi, Nokia, HUGHES e Intelsat, que levará telefonia celular e Internet a vilas e povoados remotos ainda sem acesso a essa tecnologia. Trata-se da expedição “Conectando o Brasil“, que utilizará a solução Village Connection em aparelhos Nokia, transportado-a por meio de um veículo itinerante, que passará por cidades como Cravolândia, Muniz Ferreira, Firmino Alves, localizadas no interior da Bahia.

O veículo chegará aos respectivos destinos com todo o equipamento necessário para disponibilizar uma rede de telefonia móvel e acesso à Internet, que acontecerá unicamente via satélite, em função do trabalho dos provedores HUGHES e Intelsat. Aqui, a solução usará o sistema de satélite de banda larga da HUGHES, gerenciado através de seu Centro de Operações de Rede localizado no Brasil, assim como a capacidade de satélite da Intelsat, instalada principalmente em sua ampla frota de satélites na região do Oceano Atlântico. A população local terá a oportunidade de realizar chamadas, enviar torpedos e acessar a Internet, entre outras aplicações relacionadas à inclusão digital, sempre contando com o acompanhamento de profissionais da Nokia Siemens.

Do ponto de vista técnico, a Village Connection funciona como uma estação de serviços móveis autônoma, em que todas as ligações internas são processadas localmente, o que reduz substancialmente os custos totais de operação.

“Além de proporcionar a tecnologia GSM de baixo custo para essas localidades, seu modelo de negócios tem o potencial de viabilizar a geração de empregos locais, incluindo aplicações capazes de melhorar o padrão de vida da população”, diz Mario Baumgarten, diretor de relações corporativas da Nokia Siemens Networks para a América Latina.

Na Índia, onde a solução Village Connection está sob testes e aprimoramento desde 2006, verificou-se ampla aceitação da população assim como a viabilidade comercial em diversos ambientes de baixa renda. “O projeto está dando certo em regiões onde os assinantes gastam apenas U$ 3 mensais para telecomunicações. Acreditamos que essa viabilidade econômica possa ser replicada em contextos similares no Brasil”, conclui Baumgarten.

Esse projeto está alinhado ao estudo sobre conectividade, realizado por Leonard Waverman – professor da London Business School – e encomendado pela Nokia Siemens Networks. “A previsão é de que até 2015, 5 bilhões de pessoas estejam conectadas. E é dentro do propósito e exercício da Responsabilidade Social Corporativa, que a Nokia Siemens Networks e seus parceiros nesta expedição, desenvolvem esse tipo de projeto, buscando estender os benefícios do progresso às populações mais carentes, colaborando com as Metas do Milênio e outras mais“, finaliza Baumgarten.

Solução Village Connection - Equipamentos de transmissão terrestre ou via satélite são instalados junto à rede de telefonia GSM mais próxima à região, assim como junto à vila ou povoado recebendo a solução Village Connection, interconectando-a ao resto do país assim como ao resto do mundo. Cabe à Nokia Siemens Networks a responsabilidade de fornecer todo o kit de equipamentos para instalação, operação, administração e manutenção da solução. Para a Oi, poderá significar a possibilidade de solução mais eficiente em custos de interconexão e backbone. | www.expedicao.nokiasiemensnetworks.com

Nokia Siemens Networks - A Nokia Siemens Networks é líder global no fornecimento de serviços de comunicações. A companhia provê um completo e equilibrado portfólio de soluções para infra-estrutura de redes móveis e fixas e atende à crescente demanda por serviços com aproximadamente 20 mil profissionais em todo o mundo. A Nokia Siemens Networks tem operações em 150 países e está sediada em Espoo, Finlândia. | www.nokiasiemensnetworks.com

Perfil da Nokia - A Nokia é líder mundial em mobilidade, contribuindo para a transformação e o crescimento das indústrias convergentes de comunicação e Internet. Oferecemos dispositivos móveis com serviços e softwares que proporcionam experiências de música, navegação, vídeo, televisão, imagem, jogos e mobilidade corporativa. Outro foco de negócio da Nokia é o desenvolvimento de serviços de Internet, assim como nossas soluções corporativas. | www.nokia.com.br. Os produtos Nokia também podem ser adquiridos pela loja virtual: www.nokia.com.br/loja.

Oi - A Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento e número de telefones fixos em serviço. Com controle 100% nacional, a empresa foi a primeira do país a oferecer serviços convergentes e integrados de telecomunicações. Suas ofertas abrangem telefonia fixa, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e televisão por assinatura. A imagem da Oi reflete um estilo de vida ligado a ousadia, inovação, confiabilidade e inteligência. O slogan Simples assim resume a identidade da empresa.

Perfil - A HUGHES, empresa fornecedora de serviços corporativos para telecomunicações via satélite, é líder de mercado com 56% de participação mundial de acordo com pesquisas realizadas pela consultoria inglesa COMSYS. O faturamento mundial da empresa em 2007 foi de US$ 1 bilhão e a HUGHES emprega cerca de 3 mil funcionários em todo o mundo e 75 colaboradores estão alocados no Brasil. A HUGHES oferece cobertura em qualquer ponto do território nacional, sem restrições de distância ou relevo. O serviço também está disponível nos Estados Unidos, na Europa, Índia, China e em toda a América do Sul. Por meio do HughesNet, serviço de rede IP em banda larga via satélite, empresas que necessitam de comunicação em pontos distantes do Brasil e da América do Sul desprovidos de infra-estrutura de comunicação tradicional, podem realizá-la via satélite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira