Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 10:15

Federação Internacional de Diabetes estimula os cidadãos a aumentar o conhecimento sobre a doença e proteger as gerações futuras

Tema para o Dia Mundial da Diabetes 2008 - 14 de novembro - é "Diabetes em Crianças e Adolescentes".

Bruxelas, Bélgica -A Federação Internacional de Diabetes anunciou no dia 24 de setembro (quarta-feira), que está convocando grupos e pessoas em todo o mundo para se envolverem em atividades para aumentar o conhecimento sobre a diabetes nos 50 dias que antecedem o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro. O tema para a campanha desse ano é "Diabetes em Crianças e Adolescentes".

A diabetes é uma das doenças crônicas que mais afetam as crianças. Pode surgir em crianças de qualquer idade, mesmo bebês e crianças pequenas. Todos os dias mais de 200 crianças são diagnosticadas com a diabetes tipo 1, que exige que tomem várias injeções de insulina diariamente e que monitorem seu nível de açúcar no sangue. A doença está aumentando em uma taxa de 3% ao ano entre as crianças e mais rapidamente ainda em crianças em idade pré-escolar, a uma taxa de 5% ao ano. Mais de 70.000 crianças menores de 15 anos adquirem a diabetes.

Se não for detectada suficientemente cedo em uma criança, a diabetes pode ser fatal ou resultar em graves danos para o cérebro. Os sinais óbvios de alerta, tais como aumento da freqüência de urinação, aumento da sede, perda de peso e cansaço passam às vezes despercebidos e a doença é erroneamente diagnosticada como gripe ou nem chega a ser diagnosticada.

"Todas as pessoas que têm filhos, todos os professores, enfermeiras de escola, médicos e todas as pessoas que lidam com crianças devem estar familiarizadas com esses sinais e alertar para a possibilidade de diabetes", disse Martin Silink, médico e presidente da Federação Internacional de Diabetes. "As crianças que não são diagnosticadas ou que recebem diagnóstico equivocado podem morrer de coma diabético.

Nos países em desenvolvimento, a insulina não está chegando até as crianças que precisam dela e as crianças estão morrendo. A Federação Internacional de Diabetes luta para que o acesso a medicamentos e tratamentos apropriados seja um direito para a criança com diabetes e não um privilégio."

O Dia Mundial da Diabetes foi um grande evento no ano passado, quando se providenciou que vários monumentos do mundo fossem iluminados de azul. Para 2008, a Federação está pedindo às comunidades de todo o mundo que contribuam com suas idéias sobre como aumentar a conscientização sobre a doença.

"Estamos planejando atividades em todo o mundo. Esperamos colocar a lista de todas elas no web site da Federação Internacional de Diabetes", disse Phil Riley, diretor da campanha. "Estamos encorajando as pessoas a participar das atividades nas suas comunidades e nos contatar para enviar suas idéias."

Alguns dos projetos já encaminhados são: - Uma equipe de profissionais do Vale do Silício vai usar o carro de corrida oficial do Dia Mundial da Diabetes - um Fusca 1969 - na Baja 1000 em novembro. A equipe, chamada Desert Dingo Team, está fazendo uma carreata de solidariedade para levantar fundos para o programa "Vida para uma Criança", da Federação, e trabalhando com a Federación Mexicana de Diabetes para distribuir materiais educativos durante a corrida.

- No Oriente Médio, um entusiasta de motocicletas australiano, Youcef Cummings, está pilotando a moto do Dia Mundial da Diabetes em corridas de "cross country" na região. Youcef está também fazendo uma carreata de solidariedade para levantar fundos para o programa "Vida para uma Criança", da Federação. Após chegar entre os 10 primeiros colocados na Corrida da Tunísia em maio, Youcef se prepara para o Desafio no Deserto dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, de 24 a 31 de outubro.

- Na Itália, a Diabete Italia associou-se à Liga dos Campeões Italiana, do Inter Futebol Clube para organizar uma atividade em que as crianças vão desenhar o logotipo do Dia da Diabetes no campo de futebol durante as partidas em 10 e 16 de novembro. Os jogadores pretendem assinar bolas e camisetas que serão depois leiloadas.

"Um dos projetos mais populares e com mais visibilidade é identificar um monumento na comunidade e providenciar que seja iluminado de azul", disse Phil Ridley. "Esperamos que 500 monumentos sejam iluminados esse ano e estamos entusiasmados em promover esses projetos em âmbito mundial."

Nessa fase inicial, mais de 100 monumentos já foram confirmados, inclusive as Pirâmides (Giza) e a Esfinge, no Egito; o Hofburg, na Austrália; o Cristo Redentor, no Brasil; a Torre de Tóquio, no Japão; Burj al Arab e o hotel Jumeirah Emirates nos Emirados Árabes Unidos; Manneken-Pis na Bélgica e a Brandenburger Tor na Alemanha.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) é uma organização composta de mais de 200 associações em mais de 160 países e que representa mais de 250 milhões de pessoas com diabetes, as suas famílias e os provedores de cuidados da saúde. A sua missão é promover o tratamento, a prevenção e a cura da diabetes em âmbito mundial. A Federação Internacional de Diabetes é uma empresa não-governamental que mantém relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde e é associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. A Federação Internacional de Diabetes lidera as campanhas do Dia Mundial da Diabetes e Unidos pela Diabetes. |www.idf.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira