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25/09/2008 - 10:18

Pesquisa revela anseios de usuários de óculos

Ajorsul 2008 recebe lente anti-reflexo que atraí sete vezes menos poeira e é 12 vezes mais fácil de limpar.

Se antes eles eram rejeitados devido ao estigma de “fundo de garrafa”, hoje eles estão na moda, completando o visual do usuário. Estamos falando dos óculos que há muito tempo foram alçados de objetos indesejáveis a itens que dão o toque final no estilo de cada pessoa. Pensando nisso, a multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes multifocais Varilux, lançará na XIX Ajorsul Fair Mercoóptica 2008, em Gramado – a primeira lente anti-reflexo que repele totalmente a sujeira e impede que gordura ou água “grude” na sua superfície, a Essilor Crizal A2.

O novo produto surgiu a partir de um estudo mundial realizado pela empresa para descobrir a qualidade mais importante de uma lente na opinião dos usuários de óculos. Foram 2 mil usuários e cerca de 400 profissionais da área óptica pesquisados. A pesquisa, realizada em oito países (França, Alemanha, Itália, EUA, Brasil, Japão, Hong Kong e Índia) chegou à conclusão de que a nitidez de visão é considerada a qualidade mais importante para os usuários de óculos. Mais de 64% deles manifestaram o desejo de adquirir uma lente anti-reflexo na próxima troca. Dos pesquisados, 40% consideram como a principal desvantagem de uma lente com anti-reflexo, a necessidade de limpeza de manchas e poeira. Mais de 50% dos especialistas apontaram que os usuários que não compram lente anti-reflexo não o fazem porque elas sujam facilmente, sendo difíceis de limpar.

Segundo Thomas Bayer, presidente da Essilor Brasil e da América Latina, a partir dessas informações, o departamento de P&D da empresa buscou desenvolver uma lente anti-reflexo que não concentrasse tanta poeira. “A pesquisa foi essencial para o nosso objetivo final, chegando a Crizal A2”.

De acordo com o diretor de marketing da empresa, Charles-Eric Poussin, a nova lente, além das qualidades já conhecidas como transparência, resistência a arranhões, facilidade de limpeza, agora possui, também propriedades antiestáticas. Isto é, concentra menos poeira, algo comprovado depois de submetê-la a uma análise sensorial com outro grupo de usuários, que comprovou que ela tem sete vezes menos poeira que uma lente não antiestática. “Pela primeira vez na indústria oftálmica foi utilizada a análise sensorial”, vibra o diretor, acrescentando que ela faz parte de uma nova geração de lentes, representando um grande avanço tecnológico.

O oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão, reforça os dados da pesquisa, confirmando que a maioria dos seus pacientes que usam óculos se incomoda com a sujeira e busca maior praticidade para limpá-lo. “Hoje, muita gente prefere usar óculos, mas se aborrecem quando o assunto é limpá-lo. Uma lente que atenda essa exigência pode representar a satisfação plena dos usuários”, acredita Sáfady.

A Essilor é líder mundial em lentes oftálmicas e detentora de 50% do mercado nacional. A empresa investe 5% de seu faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento para lançar novas lentes. São 450 pesquisadores distribuídos em três centros de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivos – França, Estados Unidos e Singapura. A empresa realizou lançamentos pioneiros, como a lente fotossensível Essilor Transitions; a lente Varilux Pix, a menor lente multifocal do planeta; a Varilux Ipseo, lente tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas, a recente Varilux Physio, a primeira lente produzida através de processo totalmente digital e as lentes anti-reflexo Crizal, mais transparentes e resistentes às provas da vida.

A Essilor International fechou o ano de 2007 com um crescimento de 8% nas vendas, faturamento de 2,9 bilhões de Euros, e um aumento de 9,6% no lucro líquido. A empresa comercializa anualmente mais de 220 milhões de lentes em todo o mundo. Até o final de 2008, só no Brasil, serão produzidas mais de 20 milhões de lentes, 20% das quais seguirão para países latino-americanos e asiáticos, além do Canadá e da Austrália. Este ano, a Essilor Brasil espera incrementar o seu faturamento em 20%. A empresa investiu recentemente US$ 18 milhões no Brasil para aumentar sua produção de lentes anti-reflexo de receituário, mercado que cresce anualmente 15% a 20% desde 2003 devido ao fato de 64% dos consumidores desejarem adquirir lentes anti-reflexo de alta qualidade.

. Centro de Eventos Serra Park, na Viação férrea, n° 100 – Três Pinheiros, Gramado (RS).

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