Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 11:15

Crise da economia americana e as novas perspectivas para o setor financeiro global, com Robert Neuhaus, VP da TNS/EUA

A recente crise da economia americana provocou uma reação em cadeia em larga escala no mercado financeiro internacional, ocasionando restrições ao crédito, queda no preço das ações e na confiança do consumidor, além de colocar em risco as operações de grandes bancos e companhias de seguro.

“A tensão do mercado financeiro irá gerar maior importância para o desenvolvimento de produtos mais seguros e garantidos”, afirma Robert Neuhaus, vice-presidente e responsável pela área financeira da TNS/EUA, que estará em São Paulo nesta sexta-feira (26), para falar sobre a experiência de bancos bem sucedidos em mercados de forte volatilidade. O evento será realizado das 9h às 10h30, no Hotel Emiliano, nos Jardins.

Em sua palestra, “Weathering the Storm” — Successful Banking in turbulent markets”, o executivo irá analisar as principais tendências do setor financeiro mundial, abordando aspectos como globalização, mudanças na legislação, tecnologia e fragmentação de mídias. Ele também apontará diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários, apresentará estudos de caso de bancos americanos e europeus e revelará práticas adotadas pelas empresas do setor para conquistar e reter clientes.

Fornecer às pessoas “pouco envolvidas com o setor” produtos e serviços personalizados e garantir o envolvimento de colaboradores — especialmente os da média gerência — com as organizações em que trabalham são algumas medidas-chave que, segundo Neuhaus, contribuem para o sucesso das empresas. “Essas medidas deveriam ser atentamente observadas, pois influenciam diretamente o processo de retenção”, destaca o executivo.

Outras variáveis importantes são a segmentação e a atenção à experiência de compra. “Muitos bancos americanos estão contratando profissionais altamente especializados em customer experience, muitos deles vindos de outros setores do mercado, para melhorar o relacionamento dos bancos com seus clientes”, conta.

Gestão de portfólio - O VP da TNS diz, ainda, que a questão da retenção é, atualmente, um grande problema para os bancos americanos. “Cerca de 20% da população dos Estados Unidos trocam de banco todos os anos, ao contrário da América Latina, onde esse processo de migração é baixo”, compara.

Para amenizar esse movimento, Neuhaus sugere que as instituições financeiras se preparem para ajustar seu portfólio e até mesmo a oferta de serviços às necessidades dos clientes. “Como o envelhecimento da população mundial é uma tendência, observa-se um aumento progressivo por produtos de menor risco”, antecipa.

O conceito de banco when I want, where I want (quando eu quero, onde eu quero) também será objeto de análise do especialista. Ele explica que, nos Estados Unidos ainda existem barreiras a ser superadas por questões de segurança de alguns aplicativos.

Banco principal - Durante o evento, o gerente de negócios da TNS InterScience, Felipe Menezes, apresentará os resultados de um estudo inédito que investigou o comprometimento (commitment) dos clientes com o banco em que mantêm conta corrente. Segundo o executivo, com a expansão de produtos financeiros ocorrida nos últimos anos, muitos correntistas deixaram de trabalhar com um único banco, passando a ser clientes de vários. O objetivo da pesquisa é entender de que forma esse movimento afetou o “banco principal” e os motivos que levam à diminuição de “share of wallet”.

TNS InterScience - Com tradição de 24 anos em pesquisa de mercado, a InterScience Informação e Tecnologia Aplicada, que após a incorporação em 2005 pela holding inglesa TNS (Taylor Nelson Sofres), líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc (sob encomenda), passou a se denominar TNS InterScience, tem se destacado pela utilização de metodologias inovadoras e conhecimento dos diversos setores de mercado para auxiliar a tomada de decisões em processos relacionados a desenvolvimento de produtos, avaliação de marcas e comunicação, segmentação e satisfação de clientes.

A TNS possui uma rede global de empresas e marca presença em mais de 70 países, o que permite oferecer, de forma consistente em todo o mundo, soluções inovadoras de pesquisa e profundo conhecimento para análise dos resultados. O objetivo estratégico da empresa é ser reconhecida como líder global na entrega de informação, conhecimento e insights que auxiliem os clientes na tomada de decisões. * Dia Data: 26 de setembro (sexta-feira), das 9h às 10h30, no Hotel Emiliano, Rua Oscar Freire, 384, Jardins – S. Paulo (SP). Telefone: (11) 3759-4725.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira