Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 11:26

Designers de Borrachas Mercur são homenageados em evento do setor

Os gaúchos José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold, ícones do design nacional, são reconhecidos na Bienal Brasileira de Design.

Os grandes homenageados na II Bienal Brasileira de Design, José Carlos Bornancini (1923 – 2008) e Nelson Ivan Petzold, foram os idealizadores de três linhas de borrachas de apagar da Mercur, empresa que há mais de 80 anos é referência em materiais escolares. Com design inovador, os modelos Yin Yang e Toy, que estarão expostos na Bienal, e toda a linha Art Collection foram pensados pelos ícones do design contemporâneo nacional.

A homenagem e reunião das obras acontecerá entre 8 de outubro e 5 de novembro, na Sala Especial do Museu Nacional de Brasília, sob curadoria de Adélia Borges.

Yin Yang - O modelo lançado em 2004 no formato do diagrama chinês Yin Yang simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. As duas cores integradas num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças. A parte branca apaga grafite e a parte cinza, tinta. A borracha, que desde 2007 não é mais comercializada, foi a primeira criação da dupla Bornancini e Petzold para Mercur.

Toy - Desenhada em dois modelos e seis cores diferentes, as borrachas Toy foram desenvolvidas para as crianças apagarem brincando. Auto-encaixáveis e divertidas, as peças, que foram comercializadas até 2007, receberam o prêmio ISPA Award 2004 na categoria Back to School Products and Social Stationery, na maior feira internacional deste setor, PaperWorld Frankfurt, pela inovação, qualidade, preço, apresentação e proteção ambiental.

Linha Art Collection - A linha Art Collection é composta por três diferentes borrachas em formatos anatômicos (trevo, disco e gota), que além de modernos se adaptam ao formato das mãos facilitando o deslizar na hora de apagar. Estão disponíveis nas cores branco e verde e são vendidas individualmente.

José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold - Atuando juntos desde 1958, a dupla reúne em seu currículo mais de 200 produtos desenvolvidos para diversos ramos da indústria, atendendo a clientes como Mercur, Todeschini, Coza, Elevadores Sûr, Springer Carrier, Forjas Taurus e Massey Ferguson, entre outros. À frente da Bornancini, Petzold & Muller Projeto de Produto, os designers assinam os projetos da tesoura Softy Cut da Mundial, a plastificadora Plastimaq, as facas Mundial Laser e os talheres para camping que foram lançados pela marca Hércules em 1973. Destaque para a última concepção que, desde 1976, integra o seleto grupo de produtos da loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MOMA.

O compromisso com inovação, qualidade e acessibilidade econômica traduziu-se em importantes prêmios, como a Bienal Brasileira de Design (1990 e 1992), o ISPA “Back to School Award” Stutgart (Alemanha, 2004), o Top de Marketing ADVB (1981/85 e 1986), o Prêmio Lápiz de Plata (Buenos Aires, 1985), o Prêmio Bienal Brasileira de Design (1990) e o Prêmio Lasar Segall – Museu da Casa Brasileira (1996). A consagração veio com o Prêmio Moinho Santista em 2003. Considerada uma das mais importantes premiações, ela já homenageou personalidades como Oscar Niemeyer, Jorge Amado e Paulo Autran.

Perfil da Mercur - Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório - no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o Deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de papelaria, body care (produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc) e também na área industrial (soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos). Com faturamento de R$ 100 milhões em 2007, a empresa está presente em todo o Brasil, além de uma subsidiária em Miami e parceiros comerciais em mais de 30 países da Ásia, Europa e Américas. Mostrando que inovação e tradição podem andar de mãos dadas, a empresa, mesmo consolidada, apresenta crescimento histórico de 20% ao ano. V|Site: www.mercur.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira