Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 11:31

Produtos de informática são os preferidos dos brasileiros, revela pesquisa do Provar/FIA e Felisoni Consultores Associados

Intenção de compra pelos itens da categoria cresceu 2,6%, em relação ao segundo trimestre do ano, influência para alta é o interesse crescente dos consumidores das classes C e D .

O Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anuncia dados da pesquisa sobre os produtos preferidos dos brasileiros. Os indicadores têm a finalidade de auxiliar, com mais elementos, a tomada de decisão dos executivos do varejo.

O estudo contou com a participação de mais de 500 consumidores da cidade de São Paulo e analisou as expectativas em relação à compra das seguintes categorias de produtos: Linha Branca, Eletro-eletrônicos, Telefonia e Celulares, Informática, Automóveis e Motos, Cine e Foto, Material de Construção, Cama, Mesa e Banho, Móveis e Eletroportáteis.

A apuração aponta que os itens de “Informática” aparecem com maior intenção de compra pelos consumidores, com 13,8%, um crescimento de 2,6% em relação à apuração do segundo trimestre deste ano. A categoria “Cine e Foto”, como TVs e máquinas fotográficas digitais, detém 12,6% da preferência dos brasileiros.

“O resultado é um reflexo das sucessivas quedas no valor cambial do dólar, o que estimula a aquisição desses produtos, aliado ao interesse crescente dos consumidores das classes C e D por artigos dessas categorias”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar, da FIA.

A pesquisa também revela que na lista de desejos, os equipamentos da “Linha branca”, como geladeiras e fogões, têm 10,6% das atenções dos brasileiros. Na seqüência estão os itens do grupo “Telefonia e Celulares”, com 9,8% de intenção de compra.

O estudo traz na seqüência os segmentos de “Móveis” (6,8%) e “Eletro-Eletrônicos” (6,2%). Em seguida, a pesquisa relaciona “Material de Construção”, com 5,4%, “Automóveis e Motos” (4,0%), “Cama, Mesa e Banho”, com 2%, e “Eletroportáteis”, com 1,6%.

Provar: Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participaç&at ilde;o regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Perfil da Felisoni & Associados: A Felisoni & Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações. A experiência da Felisoni & Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreitamente relacionada s à dinâmica do mercado de consumo.

Perfil da FIA: Eleita em 2007, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedori smo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos. Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira