Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 11:32

Mais um passo rumo à segurança contra chamas

Espuma da BASF aprovada nos testes dos padrões da União Européia para classificação de incêndios em construções e trens.

O Basotect® UF, a espuma flexível feita de resina melamínica da BASF, já alcançou a classificação máxima no segmento de materiais orgânicos de isolamento, de acordo com os novos e mais rigorosos padrões da EU (União Européia) para proteção contra incêndios em construções e trens. Atualmente, as duas novas normas da UE estão sendo aplicadas juntamente com as normas locais, que serão substituídas nos próximos anos.

Ao cumprir com os novos padrões da UE, Basotect® UF, utilizado para absorção de ruído e isolamento térmico, confere aos engenheiros e processadores de todos os países da Europa a confiabilidade necessária para o desenvolvimento do isolamento de construções e de meios de transporte ferroviários. Na Alemanha, Basotect® UF é classificado como material de “baixo grau de inflamabilidade” (DIN 4102-1 B1) para construções.

Classe B no padrão de classificação de incêndio mais rigorosa da UE para materiais de construção. Segundo o padrão EN 13501-1 da UE, cujos testes de incêndio serão obrigatórios no futuro para todos os materiais de construção, Basotect® UF conquistou a classificação máxima para materiais orgânicos, denominada B, s1, d0. Apenas os materiais inorgânicos, neste caso materiais de construção na classe “não inflamáveis”, têm um desempenho mais elevado.

O comportamento ideal contra chamas do Basotect® UF já foi demonstrado em testes com modelos de incêndio que simulam práticas reais, tais como o denominado “Ensaio SBI”: o alto conteúdo de nitrogênio da resina garante uma altíssima resistência às chamas para a espuma sem a adição de retardante de chamas. O Basotect® não derrete ou respinga quando exposto às chamas. A espuma apresenta apenas uma leve formação de fumaça e nenhuma incandescência residual.

Os projetistas de construção estão cada vez mais voltados para as novas e detalhadas classificações de incêndio da norma da UE, que está em vigor desde 2001 juntamente com as normas locais. A fase de transição será finalizada em alguns anos. Após esta fase, os preceitos da UE serão a única lei aplicável para a classificação de materiais de construção no que diz respeito ao seu comportamento e respectivos testes de incêndio.

Máxima classificação de segurança HL 3 de acordo com o novo padrão da UE de classificação de incêndio para materiais usados em trens . Quando o assunto é proteção contra incêndio em meios de transporte ferroviários, as normas locais com seus diferentes testes e critérios de aprovação ainda se aplicam na Europa atualmente. Isto constitui um obstáculo não apenas para a movimentação livre dos trens pela Europa, mas também aos seus fabricantes. Está previsto para 2010 a aplicação única e em definitivo da nova norma européia EN 45545 a todos os países daquele Continente, de forma a criar condições uniformes para entregas e operações. Os fabricantes já iniciaram a implantação dos preceitos da norma EN 45545 para testes de incêndio e restauração de trens.

O novo padrão da UE estabelece níveis de perigo (NP) de acordo com a categoria do projeto do trem, por exemplo, vagões-dormitório ou vagões com dois andares, e de acordo com a rota do trem, por exemplo, um trem intercidades que passa sob diversos túneis. Isto gera um sistema de classificação que determina a classe de alguns materiais para certas aplicações e somente aprova tais materiais se estiverem em conformidade com as exigências de comportamento em processo de queima e de produção de fumaça de chamas. Aqui também, o Basotect® UF contempla a máxima classificação de segurança (HL 3).

Desta forma, a espuma da BASF pode ser empregada em todas as rotas e em todos os tipos de trens, por exemplo, para propiciar o isolamento térmico das paredes, piso e teto das composições, bem como o isolamento de ruído para os sistemas de ventilação.

Espuma versátil de resina melamínica - O Basotect®, uma espuma termofixa, agora está disponível em várias versões e para inúmeras aplicações. Graças à combinação ideal de várias propriedades – resistência às altas temperaturas e excelente comportamento contra chamas, ao mesmo tempo em que apresenta uma peso extremamente baixo, flexível, absorvente de ruídos e termicamente isolante – esta espuma tem sido aplicada até então principalmente no isolamento acústico de construções e para assentos à prova de incêndio em aviões, em construção automotiva e recentemente no lançador Ariane 5 que envia satélites para o espaço.| www.basotect.com.

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável para toda a indústria, a BASF, com soluções inteligentes e produtos de alto valor ajuda seus clientes a atingir ainda mais o sucesso. A BASF desenvolve novas tecnologias e as utiliza para superar os desafios do futuro e abrir novas oportunidades de mercado, combinando o sucesso econômico à proteção ambiental e à responsabilidade social e contribuindo, assim, para um futuro melhor. A BASF conta com aproximadamente 95.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 58 bilhões de euros em 2007. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). || www.basf.com.

. As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente 2,7 bilhões de euros em 2007 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com 4.898 colaboradores em 31 de dezembro de 2007

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira