Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2008 - 11:43

Jano Belo na briga pelo título brasileiro


Vice-líder do campeonato treina nas ondas da Barra em busca do caneco que vale um carro zero

A praia da Barra da Tijuca (RJ) será palco da quinta e decisiva etapa do SuperSurf, a partir do dia 24 de setembro (quarta-feira). A competição reúne os melhores surfistas do país e promete ser acirrada desde as primeiras baterias do dia. Além do importante título da temporada, um carro da Volkswagen modelo Cross Fox será entregue ao número um do ranking.

Chegando na posição de vice-líder, Jano Belo, que completou recentemente 26 anos, está otimista e torce para comemorar seu primeiro título como profissional. "As expectativas são as melhores possíveis. Estou treinando bastante na Barra, a prancha está boa e espero sair como campeão. Vou com tudo", analisa o paraibano que trocou o Nordeste do país para morar no Rio de Janeiro.

Essa mudança, segundo ele, trouxe bons resultados como profissional. "Antes de vir para o Rio, não estava tendo uma seqüência de bons campeonatos. Até venci um ou outro importante, no entanto, este ano está sendo diferente. Acredito que é pelo fato de estar treinando mais em ondas boas e também de estar mais próximo de meu técnico e de meu shaper".

Jano se profissionalizou no ano de 2001 e como amador foi destaque nas competições do Nordeste. Em seu currículo estão os títulos de bicampeão paraibano e campeão pernambucano na categoria Júnior. Já como profissional foi atleta revelação no SuperSurf de 2005. Ano que entrou para a história ao conquistar sua primeira vitória na quarta etapa na Costa do Sauípe (BA), derrotando o ídolo Fábio Gouveia. Com o resultado, ele saiu da 18ª colocação para ser o terceiro do ranking, entrando na briga pelo título.

Em competições mundiais, Jano Belo também tem marcado presença. No WQS, divisão de acesso à elite mundial, foi o nono melhor colocado na etapa 5 estrelas da Inglaterra, em 2006. No ano seguinte, em Santa Catarina, chegou na quinta posição no campeonato realizado na praia de Itajaí. Já este ano, o surfista patrocinado pela Nicoboco vem fazendo uma excelente campanha entre os melhores do surf nacional.

Em Santa Catarina, Belo ficou na quinta posição. Mas foi em seu território que fez história mais uma vez ao vencer a segunda etapa realizada na praia do Cupe, em Pernambuco. Semana seguinte, ele venceu novamente na Seletiva Petrobrás, na mesma praia, sendo coroado o Rei de Cupe. Ainda no Super Surf, o surfista fez uma boa apresentação na praia de Maresias (SP), mas ficou em nono. Já na penúltima etapa, um décimo sétimo lugar serve de descarte para ser o vice-líder do ranking.

"Este foi um ano que tive bons resultados. Em Saquarema, disputei o titulo da Seletiva Petrobras, mas infelizmente não cheguei a final terminando em terceiro. Agora, estou disputando o SuperSurf", comemora. Disposto a alcançar seu objetivo, Jano Belo planeja dar o seu melhor nas ondas. "Espero fazer um bom resultado na Barra. Se Deus quiser, vai dar tudo certo".

Recebendo as orientações do técnico Pedro Robalinho e surfando com as pranchas do renomado shaper Cláudio Hennek, Jano Belo entra na água na décima bateria da primeira fase. De cara, ele já encara o niteroiense Bruno Santos, que também tem chances matemáticas de disputar o titulo, mais o catarinense Thiago Bianchini. Dos três, o primeiro colocado passa para a fase seguinte, enquanto os outros dois disputam uma vaga na repescagem.

A marca - A Nicoboco conta com outros talentos em seu time. Entre os profissionais que disputam o SuperSurf estão os cariocas Yuri Sodré e Leandro Bastos que buscam permanecer na elite no ano que vem. Já a ubatubense Suelen Naraisa, que representa a marca no surf feminino, briga por mais um vice-campeonato.

O praiagrandense David do Carmo, o catarinense Pérsio Nóbrega e os irmãos Luiz e Felipe Magalhães, de Bertioga, completam o time. A Nicoboco ainda patrocina duas escolas de surf, uma na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e outra em Bertioga, ambas na cidade de São Paulo. Este ano está como co-patrocinadora do SuperSurf. || www.nicoboco.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira