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25/09/2008 - 12:20

Seu vendedor está preparado para o dia das crianças?

Outubro promete ser um bom mês para o comércio brasileiro, pois o Dia das Crianças chegará com boas perspectivas para as lojas, principalmente as de brinquedos. É previsto um aumento de 10% a 12% no total das vendas e os consumidores deverão gastar, em média, R$ 50, segundo dados da Alshop - Associação Brasileira de lojistas de Shoppings. A disposição dos pais em gastar com presentes é nítida. Em relação aos vendedores, existem dúvidas se eles estão realmente preparados para atender a esse aumento da demanda.

É muito comum a contratação de profissionais extras para os períodos em que as vendas são maiores. Com a pressa de vender e a vontade de pagar baixos salários, muitos comerciantes acabam não exigindo muito dos novos vendedores, como a capacitação suficiente para oferecer o melhor atendimento. Além disso, em alguns casos, até os profissionais que já atuam na empresa não conseguem desenvolver totalmente suas atividades devido à falta de preparo e essa limitação representa prejuízos nas vendas.

A dificuldade para conseguir treinar os funcionários é um assunto preocupante na atualidade, já que muitas empresas não conseguem investir em treinamento da forma que deveria, uma vez que soluções em educação corporativa são, de modo geral, caras. Os cursos presenciais tornaram-se praticamente inacessíveis para a maioria das empresas, pois envolvem, além dos investimentos com o curso, gastos com locomoção e hospedagem. Além disso, têm-se os empresários preocupados com seus lucros, ou seja, quando as finanças apertam, os programas de treinamento são os primeiros a serem suspensos.

Algumas empresas de treinamento corporativo passaram a oferecer métodos mais eficientes para estimular o aprendizado organizacional, ou seja, capacitar os membros que a compõe. Exemplo disso são os pacotes fechados por empresas especializadas em educação corporativa. Elas negociam com um determinado palestrante um número de cursos "itinerantes", ou seja, esse profissional vai até o ambiente de trabalho do contratante. Esse tipo de treinamento é muito eficiente e acessível às grandes empresas, mas para as menores, o valor médio ainda está fora do orçamento destinado à capacitação de seus profissionais, já que os contratos dos palestrantes podem chegar até casa dos R$10 mil.

Outra alternativa apresentada no mercado são as palestras pela internet, também conhecidas como webpalestra. Esse método revolucionou a educação corporativa tanto pela abrangência como pela facilidade de acesso, pois o usuário pode assistir do trabalho ou de casa sem precisar se locomover até o evento. O treinamento a distância tem apresentado muitos casos de sucesso e os custos são menores em relação a outros métodos de treinamento, fatores que contribuem para a aderência nesse tipo de palestra.

Está claro que, na atualidade, é imprescindível o constante aperfeiçoamento para o profissional atuar no mercado. Os vendedores precisam estar atentos a essas novidades e transformações para se incluírem nesse mercado competitivo. Além disso, não só os funcionários precisam se especializar, os empresários e executivos que desejam ver suas empresas atingirem recordes de vendas em datas especiais, como é o Dia das Crianças e o Natal, também têm que se reciclar constantemente. Cursos e palestras com foco em educação corporativa certamente são ótimas opções para quem busca bons resultados, custos reduzidos e uma boa gestão do tempo.

. Por: Silvia Patriani é diretora da Patriani Educação Corporativa, empresa especializada no treinamento e aperfeiçoamento de profissionais. | www.patrianieventos.com.br

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