Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2008 - 09:32

Escavações do metrô chegam à superfície do acesso da rua Jangadeiros, em Ipanema


Para o governador Sérgio Cabral, um momento histórico para a cidade

O governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, visitou, nesta quinta-feira, a obra do metrô Ipanema e ficou impressionado com o andamento dos trabalhos, que já estão com 92% das escavações concluídas. Na visita de hoje, a novidade foi a ligação entre os túneis da galeria, por onde vai circular o metrô, e o túnel de acesso da rua Jangadeiros. As escavações chegaram à superfície há 20 dias. Pela primeira vez, o governador entrou pelo túnel que começa em Copacabana e saiu em Ipanema, a poucos metros da Praça General Osório, que também ganhará um acesso.

Sérgio Cabral relatou o momento como histórico para a cidade do Rio de Janeiro e garantiu, novamente, que a obra será entregue dentro do prazo estabelecido, em dezembro de 2009.

- É um momento que me deixa até arrepiado. Há mais de 20 anos que este buraco está fechado e que a população que circula em Ipanema espera por esta obra. É uma felicidade poder abrir este trecho da obra e ao mesmo tempo ouvir da Secretaria de Transporte que a obra está sendo rigorosamente cumprida. É a primeira vez que uma obra do metrô começa e termina no mesmo governo. O metrô de Ipanema não vai atender apenas o morador do bairro, mas a toda população do Rio de Janeiro e aos turistas que freqüentam a região. Nós iremos avançar para o Leblon, Gávea, São Conrado e outras regiões – garantiu o governador.

O governador falou sobre a Linha 3 do metrô, que fará a ligação entre Niterói e São Gonçalo, e elogiou o trabalho realizado pelo secretário Julio Lopes.

- As audiências públicas da Linha 3 do metrô já ocorreram e o secretário as conduziu com sucesso. Os recursos para as obras já estão garantidos, temos uma parceria com o Governo Federal e vamos avançar na linha 3 – frisou Sérgio Cabral.

A Estação Ipanema terá ainda outros dois acessos, o da rua Sá Ferreira, em Copacabana, com 100% das escavações concluídas, e o da rua Teixeira de Mello, em Ipanema, com 80% das escavações concluídas. Até o final desse mês, todos os túneis de acesso, exceto o da Teixeira de Melo, estarão finalizados.

De segunda a sábado, 24 horas por dia, 500 funcionários trabalham para concluir as perfurações, que acontecem a mais de 15 metros abaixo do nível do mar. Desde o dia 11 de abril, quando foi detonado o primeiro explosivo, a obra já avançou 1.024 metros por baixo do terreno que envolve o Maciço do Cantagalo e parte do bairro de Copacabana e Ipanema.

Na galeria por onde vão circular os trens do metrô, as detonações já terminaram. O túnel principal, com 559 metros, já está com sua forma final delineada. As plataformas para embarque e desembarque de passageiros já começaram a ser erguidas.

Mesmo com as escavações e detonações feitas em um terreno delicado, formado por rocha e areia, entre o mar e montanha, e numa área urbana densamente povoada, não houve registros de acidentes de trabalho nem de danos aos imóveis vizinhos. Para Julio Lopes, o andamento da obra é um sucesso e reafirmou o compromisso do governador de que a obra será entregue dentro do prazo.

- Não tivemos qualquer registro de acidente grave com os funcionários, nem qualquer problema com as residências no entorno da obra. Nada que pudesse pôr em risco a segurança dos moradores da região. Há uma rotina intensa de contato com a comunidade, para acompanharmos os impactos da obra. Visitamos e monitoramos cerca de 5.000 residências localizadas entre o final de Copacabana e início de Ipanema. - comentou o secretário de Transportes.

Após a conclusão das obras civis – que envolvem as escavações, a concretagem e os acabamentos das galerias -, começam as obras de sistemas auxiliares, que incluem, por exemplo, a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos , a montagem das escadas, esteiras e elevadores para portadores de necessidades especiais, sistemas de ventilação e outros equipamentos. Paralelamente a esses serviços, também ocorrerão a sinalização, eletrificação e implantação da via férrea.

Segundo o secretário de Transportes Julio Lopes, o projeto está num estágio mais avançado do que o previsto no cronograma, o que possibilitará a entrega do metrô no prazo anunciado pelo Governo do Estado: dia 17 de dezembro de 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira