Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2008 - 09:51

Jovem Cozinheiro do ano 2008 apresenta promessas da Gastronomia Portuguesa


Luis Carlos Sousa, Filipe Azevedo e Celso Duarte Padeiro são os vencedores da quarta edição do concurso. Os prêmios apostam na formação de excelência: Cursos no Culinary Institute of América, na escola Alain Ducasse e estágio num restaurante de renome internacional.Dos 16 concorrentes ao Concurso Jovem Cozinheiro do Ano 2008, só oito foram apurados para a final, e três foram os vencedores: . Luis Carlos Sousa, Filipe Azevedo e Celso Duarte Padeiro.

Os vencedores manifestaram-se radiantes com esta notícia, que profetiza uma promissora carreira neste sector. A partir de agora, formações no Culinary Institute of América, na escola Alain Ducasse e um estágio num restaurante de renome internacional marcarão o destino destes jovens. Os três vencedores poderão ainda integrar a Equipa Nacional Júnior Olímpica, que representará Portugal nas Olimpíadas de Culinária no próximo mês de Outubro na Alemanha.

Os três vencedores, tiveram de elaborar em 3h30 um menu composto de entrada, prato principal e sobremesa, com um cesto surpresa fornecido pela organização.

Luis Carlos Sousa, o vencedor, actualmente trabalha no Grande Real Villa Itália. Obteve uma pontuação de 83,69, com um menu composto por “Canja Bacalhau Aromatizada com Poejo e Tigre salteado" de entrada, “Magret de Pato e Kefta do Mesmo, Batata Composta e Legumes Salteados” como prato principal e “Bolo de Cenoura com Manjericão, Uvas e Maçã Salteada Figos Frescos” de sobremesa. (As imagens do menu do vencedor encontram-se em anexo).

Filipe Azevedo, segundo vencedor, actualmente trabalha no Tiara Park Atlantic Hotel do Porto e obteve uma pontuação de 82,43, com uma “Sopa Cremosa de Pato e Cogumelos com salteado de maçã Gramy smith e Aipo” de entrada, “Bacalhau Cozinhado a Baixa Temperatura e Gomes de Sá, Puré de Estufado de camarão tigre e Emulsão de coentros” de prato principal e “Torta de cenoura com Leite Creme, laranja, Figo Caramelizado e sorvete de Aniz Estrelado” de sobremesa.

Por sua vez, Celso Duarte Padeiro, o terceiro vencedor, é o mais novo de todos os concorrentes com apenas 19 anos de idade, e a semelhança do vencedor, trabalha no Grande Real Villa Itália. Obteve uma pontuação de 81,74 com o menu composto por “Puré de Grão e Coentros com Lascado de Bacalhau, Courgette Grelhada e Camarão Tigre no Sauté” para a Entrada, “Magret de pato, com sua Tartelete e Legumes Suados” para o prato Principal e “Arroz Doce, Torta de Laranja e Manjericão, Figo Assado e um Ramo de Hortelã” de Sobremesa.

A quarta edição do Concurso Jovem Cozinheiro do Ano 2008 decorreu nos dias 17 e 18 de Setembro nas novas e modernas instalações da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O prestigiado Concurso promove a profissão junto dos jovens profissionais. Esta edição desafiou 16 jovens cozinheiros até os 22 anos a mostrarem todas as suas qualidades.

A organização está a cargo da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), da Unilever Foodsolutions e do Recheio e visa incentivar, promover e dignificar os jovens cozinheiros.

Segundo o presidente da ACPP, Fausto Airoldi, “Cada vez mais existe uma procura de Cozinheiros em Portugal, pelo que devemos apostar na carreira dos jovens e contribuir para a uma formação de qualidade e aprendizagem. Com este concurso damos-lhes também a oportunidade de conviver com outros colegas da profissão. Fomentar a profissão é também dignificar a cultura e tradição portuguesas”.

Para o Director Geral do Recheio, David Lopes, “Este concurso é mais uma grande aposta do Recheio na formação e promoção de jovens cozinheiros, em Portugal. Enquanto empresa líder no sector, o Recheio tem uma responsabilidade acrescida para com todos os profissionais, especialmente aqueles que ainda estão em início de carreira. Deste modo, o Recheio procura sempre promover e estar presente em eventos desta natureza, que tanto contribuem para a área de restauração e hotelaria”.

Para o responsável pela Unilever FoodSolutions, Domingos Lopes, “Este concurso representa o apoio e incentivo da nossa parte para com profissionais cada vez mais respeitados e valorizados em toda a sociedade. É com grande satisfação que o fazemos. Queremos estimular, pro­mover e honrar os jovens cozinheiros, apostando na sua futura carreira e contri­buindo para a sua formação e aprendizagem”.

O Júri: O Concurso Chefe de Cozinheiro do ano 2008 contou com oito conceituados chefes que compõem o júri técnico e o júri provador.

O Júri Técnico, avalia a Mise em Place, a Higiene e correcta preparação: . Celestino Grave (chefe Westin CampoReal), Antônio Alexandre e Kees Van Erp (Unilever).

O Júri Provador avalia a Criatividade e Inovação, a Composição e Harmonia de Ingredientes, o Equilíbrio Nutricional, a apresentação e o gosto ou sabor: . António Lourenço (Monitor Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa), Carlos Madeira (Unilever Jerônimo Martins), Fausto Airoldi (Presidente da ACPP), Joaquim Koerper (Restaurante Eleven), e Karlheinz Haase (juri federado da WACS).

Os Organizadores: Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) - Fundada em 1977, é uma entidade sem fins lucrativos que representa legalmente os Profissionais Portugueses de Cozinha e de Pastelaria a nível nacional e internacional. Integra cerca de 2000 associados e, desde 1984, representa Portugal na World Association of Chef’s Societies (WACS), Federação Mundial de Cozinheiros que inclui cerca de 74 países e mais de 8 milhões de associados. Participa em inúmeros eventos culinários mundiais através das suas Equipas Olímpicas Júnior e Sénior, tendo já arrecadado vários prémios e distinções.

A ACPP está acreditada oficialmente como entidade de formação e através de um vasto programa educativo pretende formar e dignificar a profissão de cozinheiro. Sensível perante as novas tendências e necessidade do mercado realiza formações “a medida”, prestando diversos tipos de serviços a empresas e particulares.

A sede em Lisboa conta com instalações de última geração, uma cozinha de demonstração, salas de formação, uma biblioteca e uma loja. Diariamente cerca de 200 pessoas frequentam a ACPP para receber formação.

A Unilever Foodsolutions - É uma das principais companhias no negócio global de foodservice, operando em mais de 65 países em todo o mundo. Tem como objectivo não apenas a venda de produtos mas fornecer soluções adequadas às necessidades de cada cliente. Aposta na inovação para responder eficazmente à evolução do mercado.

Baseando-se no seu conhecimento culinário e em marcas de elevada qualidade, procura encontrar as melhores soluções para as necessidades dos diversos operadores, recorrendo à contínua inovação em produtos ou serviços especificamente direccionados para profissionais. O principal objectivo é acrescentar valor ao seu negócio.

A equipa Unilever Foodsolutions está disponível em todo o território nacional. Tem formação específica de cozinha de forma a dar os melhores conselhos adaptados às necessidades de cada tipo de cliente. Através de demonstrações de produtos ou sugestões de ementas, a equipa apresenta-se como o elemento diferenciador no mercado profissional.

A Unilever Foodsolutions é considerada uma das principais companhias no negócio global de foodservice, operando em mais de 65 países em todo o mundo. O objectivo passa por não vender apenas um produto mas sim soluções adequadas ao negócio de cada um. A empresa tenta inovar dia após dias para poder responder a evolução e aperfeiçoamento do mercado. Ao longo dos anos a empresa tem apoiado e incentivado este tipo de iniciativas. Em 1998 organizou o concurso “Jovem Cozinheiro Caterplan” com edições bienais, voltando agora com um novo nome, e um formato mais actual.

O Recheio Cash & Carry - Com 32 lojas e 2 Plataformas de foodservice, o Recheio é a maior cadeia alimentar grossista em Portugal, uma posição que resulta da experiência acumulada ao longo de 35 anos a servir profissionais da restauração e hotelaria. Com cobertura nacional, regista uma área média de venda de 3.700 m2 e emprega cerca de 1.600 colaboradores. O Recheio é a primeira e única empresa de distribuição alimentar certificada em HACCP, respondendo aos mais exigentes planos internacionais de higiene e segurança alimentar. Através do PRASA – Programa Recheio de Apoio à Segurança Alimentar, o Recheio tornou-se ainda a primeira empresa a apoiar o investimento dos seus clientes na modernização dos seus estabelecimentos.

A cadeia de Cash & Carry Recheio juntamente com a sua marca MasterChef têm como missão proporcionar aos profissionais do comércio alimentar e hotelaria o maior sortido de produtos, da melhor qualidade e ao melhor preço, tornando mais competitivos os negócios dos seus clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira