Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2008 - 10:15

SENAI/Tijucas mostra produções de alunos

Tijucas – Um robô feito de seringas e que levanta até dois quilos de peso, ou uma pesquisa sobre as vanguardas do modernismo. Esses e outros trabalhos dos estudantes do ensino médio do SENAI/Tijucas poderão ser conhecidos pela comunidade no SENAI Casa Aberta e II Mostra de Saberes nos dias 25 e 26 de setembro. O horário de visitação é das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Entre os trabalhos dos alunos, poderão ser vistos projetos como “Hidrostática no dia-a-dia”, “Física na prática”, “Cem anos de integração: Brasil e Japão”, “Instrumentos ópticos”, “O Incrível Mundo do Som”, “O perfume”, entre outros. Na sessão de cinema, os visitantes estão convidados a assistir os curtas-metragens “O Príncipe Feliz”, “Idiot”, e “As Vanguardas e suas Idéias Malucas”.

O professor Anaximandro Merizio explica que são 17 projetos somente na área de Física. Todos os experimentos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, que serão responsáveis pela apresentação ao público. A estudante Fernanda Müller, 16 anos, conta que ela e os colegas trabalharam diversos conceitos da Física. Para Fernanda, não será difícil apresentar os projetos aos visitantes. “Está tranqüilo porque a gente se prepara com antecedência. A gente sabe a matéria, não é só decorado”, completa.

Não é só de ciências que é feito o SENAI Casa Aberta. Disciplinas como Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes também serão representadas. O estudante Renato Barreto Filho, 16 anos, faz parte do grupo que desenvolveu o projeto “Demonologia, conceito ou preconceito”. Desde 2007 ele e os colegas vêm discutindo o preconceito que muitas pessoas têm em falar em assuntos como demônios, bruxas e vampiros. Nas aulas de História, pesquisaram a origem desses termos, crenças e o porquê do medo de se falar deles ainda hoje em dia. “Vai ser bem fácil para os visitantes entenderem. Queremos que as pessoas quebrem o preconceito”, afirma Renato.

Vídeos, maquetes e internet são alguns dos recursos dos projetos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa. O professor Roberto Vazquez explica que um grupo de estudantes criou uma enciclopédia on-line sobre estéticas literárias. “Os alunos poderão fazer pesquisas rápidas sempre que necessário, sobre obras que já são de domínio público”, diz Roberto.

O propósito do SENAI Casa Aberta é mostrar à sociedade a forma de atuação e as potencialidades do SENAI/SC na contribuição ao desenvolvimento econômico e social do estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira