Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2008 - 07:52

Serviços de IPTV avançam rapidamente na América Latina

Análise da Frost & Sullivan aponta a entrada de operadoras de telecom na concorrência.

São Paulo – Apesar de ainda estarmos nos primeiros dias do mercado de televisão sobre Protocolo de Internet (IPTV), as operadoras de serviços foram seduzidas pela oferta de que essa tecnologia proporciona de uma interessante porta de entrada para os serviços triple play. A IPTV está emergindo rapidamente como a palavra chave na indústria de telecomunicações da América Latina, pois um grande número de operadoras já começou ou a testar o mercado ou pretende fazê-lo em breve.

Uma nova análise da Frost & Sullivan intitulada Mercados de Serviços de Televisão sobre Protocolo de Internet na América Latina revela que os serviços de IPTV estão começando a ser objeto de ampla implementação na região, na medida em que as tradicionais operadoras de serviços de telecomunicações vem tentando finalizar uma oferta de serviços triple play.

Alguns dos principais grupos e operadoras que já implementaram esse serviço incluem a CTV, no Panamá; a Brasil Telecom, no Brasil; e a Telsur, no Chile. Outras operadoras de toda a região têm planos de trilhar este caminho ou estão em fase de testes.

“As tradicionais operadoras de serviços de telecomunicações estão sentindo cada vez mais o calor da concorrência das provedoras de serviços de TV a cabo que agrupam serviços de TV, Internet, e telefonia”, explica Ignacio Perrone, Gerente de Indústria da Frost & Sullivan. “Para manter sua fatia de mercado e reduzir a rotatividade entre clientes, elas talvez também tenham que pular no vagão da IPTV e aumentar sua partilha de receitas entre sua base de clientes”.

Como estão lidando com um mercado emergente, as vendedoras de serviços serão pressionadas pela maciça demanda e pelo fato de terem de operar com uma infra-estrutura não testada. Porém, elas poderão melhorar as soluções através de joint ventures e aquisições.

Independentemente dos desafios associados a um mercado emergente, os participantes recém chegados ao mercado em muitos países terão de lidar com barreiras regulatórias. Embora a América Latina esteja passando por um período de transição, com as autoridades abordando essas questões, e muito provavelmente solucionando-as, pode levar um tempo até que a IPTV se torne completamente viável. Isso poderá atrasar significativamente o tempo de entrada no mercado de muitas provedoras de serviços.

“Restrições à difusão de vídeos no Chile ou no Brasil, ou restrições aos serviços triple play na Argentina são exemplos dos obstáculos que a IPTV está enfrentando,” observa Perrone. “As tradicionais provedoras de serviços de telecomunicações devem defender agressivamente a IPTV perante as entidades reguladoras de cada país como parte de uma tendência de convergência mais ampla que já afeta a indústria, de modo a apressar a transição regulatória.”

O estudo Mercados de Serviços de Televisão sobre Protocolo de Internet na América Latina faz parte do programa do Serviço de Parcerias para o Crescimento para o setor de Serviços de Comunicações, que inclui também pesquisas sobre os seguintes mercados: telefonia fixa, telefonia móvel, e serviços de banda larga. Todos os serviços de pesquisa incluídos nas assinaturas fornecem oportunidades detalhadas de mercado e tendências da indústria que são avaliadas após a realização de inúmeras entrevistas com os principais atores do mercado.

Perfil da Frost & Sullivan - A Frost & Sullivan, empresa focada em crescimento estratégico e inovação, fomenta parcerias no mundo todo com objetivo de acelerar o crescimento e desenvolvimento de seus clientes. Por meio da metodologia “TEAM Research, Growth Consulting e Growth Team Membership”, a empresa auxilia seus clientes na elaboração de uma cultura focada no crescimento, que gera, avalia e implementa estratégias efetivas de expansão. A Frost & Sullivan conta com mais mais de 30 escritórios nos cinco continentes e com mais de 45 anos de trabalho e experiência junto a companhias Global 1000, negócios emergentes, comunidade e grupos de investidores. Para mais informação sobre tais Alianças para o Crescimento da Frost & Sullivan. | www.frost.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira